Unidades de Saúde de Eusébio estão preparadas para atender pacientes com sintomas de Coronavírus

terça-feira | 17/03/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está com todos os 19 postos de saúde preparados para atender os casos clínicos e as pessoas acometidas com a Coronavírus. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, as equipes de saúde dos postos foram capacitadas para quando houver algum casos suspeito, receber o paciente e colocá-lo em sala isolada com máscara. “Os profissionais farão a coleta de secreções nasofaringe e enviarão para o Laboratório Central do Estado, para que seja feito o diagnóstico”, destacou.

Os postos de saúde funcionam de 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Já no período da noite, fins de semana e feriado, os pacientes devem procurar a UPA, que também está preparada atender todos os casos habituais ou casos suspeitos de Coronavírus e Influenza.

A Prefeitura também está capacitando duas equipes da Farmácia Central do município para que façam a coleta de materiais dos pacientes para exame. “Eles se deslocarão, quando houver a necessidade, para a unidade de saúde para agilizar a coleta das secreções e agilizar o exame laboratorial dos mesmos”, disse o secretário.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a maioria dos casos de Coronavírusno Ceará são de pessoas acima de 60 anos. Até o momento são nove pacientes com diagnóstico de Covid-19 no Estado. Estes, ou voltaram de viagem ao exterior ou tiveram contato com quem havia acabado de regressar de viagens. Conforme o último boletim divulgado pela Sesa, 62 casos são investigados e 99 foram descartados. A previsão é que o maior número de casos ocorra entre abril e maio no Estado.