UPA 24h de Eusébio comemora 10 anos de implantação

terça-feira | 10/10/2023
A Diretora médica da UPA, Dinah Melo apresentando dados oficiais da unidade. Fotos:Jully Lioba/PME

Nesta terça-feira (10), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Eusébio comemorou 10 anos de implantação e atividades no município. A UPA24h de Eusébio, considerada de porte II possui 14 leitos, sendo 11 adultos e 3 pediátricos, sala de procedimentos, laboratório, equipamentos de Raio X e eletrocardiograma que são digitais, os médicos já recebem os laudos na hora do atendimento em consultório. A unidade de saúde funciona de domingo a domingo e não fecha nos feriados. A equipe da linha de frente da UPA 24h Eusébio é composta por: Francisco Bruno Araújo(diretor da Unidade), Dra.Dinah Sales Melo(Diretora técnica), Fernanda Melo Oliveira (Coordenadora médica) e Marina Santos Saraiva(Coordenadora de Enfermagem).

A diretora médica da UPA 24h Dinah Sales Melo, apresentou os dados oficiais da Unidade de Pronto Atendimento 24h durante esses dez anos de funcionamento e destaca o atendimento humanizado realizado pela equipe de profissionais da UPA. “Nosso primeiro ponto importante é o atendimento humanizado em tempo hábil que realizamos aqui. Sempre estamos dispostos a fazer esse atendimento de forma humanizada e estamos sempre orientando nossos profissionais para que eles tenham empatia, para que eles tenham responsabilidade emocional quando eles estão atendendo. O atendimento na emergência é muito desafiador e nós temos a preocupação de fazer esse atendimento com qualidade”, destacou.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, na ocasião pontuou a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais que trabalham na UPA24h Eusébio. “A apresentação que vocês fizeram com os dados dos últimos anos, me deixou orgulhoso desse equipamento que todos da região procuram. Procuram a UPA de Eusébio, por que é a melhor. O Ceará que já corre para cá e vai vir muito mais, porque tem qualidade e o povo sabe o que é bom! E, mesmo considerando o nível de bom para ótimo aqui na UPA, eu não deixo de ser um eterno insatisfeito. Mesmo assim eu já cobrei aqui aos diretores para que nós possamos chamar o Estado para discutir o encaminhamento dos casos emergenciais, que o protocolo diz que é ‘vaga zero’. A pandemia nos ensinou que nós precisávamos ter uma retaguarda para nossos pacientes em UTI. Eu acredito, que nós somos o único que temos 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 6 Unidades de Cuidados Intensivos (UCI)”, pontuou.

Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio, esteve presente na inauguração da UPA em 2013 e parabeniza aos profissionais pelo trabalho realizado com dedicação e profissionalismo. “Quero destacar e parabenizar a qualidade no atendimento deste equipamento de saúde que hoje completa 10 anos, que realizou quase um milhão de exames laboratoriais, principalmente atendeu com toda dedicação e empenho todos os munícipes e pessoas de cidades vizinhas no período crítico da pandemia quando os atendimentos aumentaram. Parabéns a todos vocês”, destacou.

Estiveram presentes na solenidade de 10 anos da UPA24h Eusébio, os vereadores Paulo César, Neila Martins, Wanda Morais, Sílvia Aragão, Fares Filho, Nildinho, Presidente da Câmara Municipal de Eusébio.

Foram homenageados com a placa comemorativa de 10 anos da UPA os seguintes profissionais e autoridades:

• Prefeito Municipal de Eusébio – Acilon Gonçalves Pinto Júnior;
  • A coordenadora de enfermagem da UPA Eusébio – Marina Santos Saraiva (faz parte da equipe da Upa desde a implantação);
  • A diretora médica da UPA Eusébio – Dra Dinah Sales;
  • O Secretário Municipal de Saúde – Josete Malheiro Tavares;
  • O médico Jener Castelo Branco Mourão, primeiro coordenador da UPA Eusébio;
  • O médico – José Airton Dias Ponte Filho – Plantonista chefe de equipe desde o início das atividades da UPA;
  • O Presidente da Câmara Municipal – Ivanildo Ferreira da Silva;
  • O Secretário Municipal Ajunto de Saúde – João Carlos Braga Leitão;
  • O Coordenador Macrorregional Eusébio SAMU CEARÁ – Jefferson Oliveira e Silva.