Vacinação contra sarampo continua em todos os postos de saúde

segunda-feira | 03/02/2014

Em apenas um dia de vacinação, no sábado passado, o município do Eusébio imunizou 69,9% do público alvo da Campanha contra Sarampo. Durante toda esta semana, os Postos de Saúde permanecerão abertos para que todas as crianças, de zero a cinco anos de idade incompletos, possam receber a vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Segundo o Prefeito Júnior, a meta é atingir 95% das crianças, pelo menos, até a próxima sexta-feira.

A Campanha é emergencial devido o surto de Sarampo registrado em Fortaleza, quando foram confirmados 11 casos da doença. “Como o Sarampo está em fase de erradicação no Brasil, acima de três casos, já alerta as autoridades de saúde, portanto, recebemos essa missão de criar esse bloqueio para que nossos cidadãos não sejam acometidos”, destaca o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Martildes.

Segundo ele, a vacinação contra sarampo é segmentada, isto é, deve acontecer de cinco em cinco anos, “a última imunização aconteceu em 2011 e a próxima seria somente em 2016, mas devido o surto tivermos que antecipar o prazo”, destaca.

A coordenadora do setor de Imunização do município, Rita de Cássia Feitosa, assevera que o trabalho de divulgação da Campanha contra Sarampo, terá continuidade, nesta semana, através das enfermeiras responsáveis pelos Postos de Saúde e pelos Agentes Comunitários. “Vamos trabalhar na identificação também de quem ainda não se deslocou aos postos de saúde, para que nenhuma criança deixe de receber a dose da vacina”, diz Rita de Cássia. O Eusébio não registrou nenhum caso de sarampo este ano, o único

caso suspeito, que não foi confirmado, era o de uma moradora de Aquiraz

atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).