Vacinação é um ato essencial nos primeiros anos de vida da criança

quarta-feira | 24/06/2020

Uma das maiores descobertas na área de saúde para a humanidade, a vacina é o método mais efetivo de prevenir doenças graves que, no passado, levavam crianças e adultos a óbito e assustaram muitas gerações. Por isso, é essencial durante os primeiros anos de vida seguir todo o calendário de vacinação para proteger a criança de doenças e assim garantir o sei crescimento saudável.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, para recém-nascidos, tanto as primeiras vacinas, quanto as vacinas recebidas por sua mãe, durante a gestação, são fundamentais para a prevenção de doenças. Isso porque seu sistema imunológico ainda é bastante frágil e suscetível a doenças e infecções.

“Já para as crianças de até 10 anos, devem ser aplicadas as vacinas e reforços para evitar que a exposição nas escolas facilite o contágio de doenças como difteria, coqueluche, tétano e influenza. Por sua vez, os adolescentes (11 a 12 anos) precisam se imunizar contra a meningite meningocócica, já que fazem parte do grupo de maior risco de contração da doença”, afirma.

Ele destaca, ainda, que meninos (11 a 14 anos)e meninas (09 a 14 anos) também devem receber a imunização contra o vírus HPV, responsável por mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis. O HPV também é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo do útero.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Alexandrino, diz que quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. “Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte”, pontua.

Rita de Cássia destaca que o Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para adolescentes, adultos, idosos, gestantes e ainda para os povos indígenas. “Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos e com o cartão do CADSUS. Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via”, recomenda.

Ela frisa que a ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar. Toda pessoa pode ser vacinada nos postos de saúde, onde recebe um registro de controle da vacinação (cartão), podendo atualizar mais tarde a Caderneta.Ressalta que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.