VI Conferência Municipal de Adolescentes é realizada e homologa 48 delegados adolescentes

sexta-feira | 29/07/2022
Fotos: Levy Oliveira/PME

Nesta sexta-feira (29), o auditório da Secretaria de Esporte e Juventude de Eusébio (SEJUV) recebeu a VI Conferência Municipal de Adolescentes de Eusébio. A programação contou com a banda de Música da Associação Estação da Luz que animou os presentes com pop rock.

Durante a abertura, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves destacou a importância do evento para preparação de outras Conferências. “É muito importante esse evento, ele é um preparatório para outras conferências, a estadual e a nacional. Nós só fazemos uma sociedade justa e competitiva se a juventude tiver uma participação ativa com seu protagonismo. Desejo muito trabalho e muita responsabilidade na preparação das propostas”, disse.

O consultor de Adolescentes do Unicef, Nilson Silva, contou sobre sua trajetória de protagonismo, inspirando os adolescentes presentes ao evento e falou sobre a importância do NUCA para os jovens eusebienses. “O NUCA é um projeto de destaque em qualquer cidade que ele está implantado, mas no Eusébio é sempre destaque positivo”, disse.

Raíssa Oliveira, de 16 anos e estudante do Ensino Médio reforça a importância do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e recomenda que os jovens participem mais das atividades do núcleo. “É a segunda vez que participo de um Conferência. E, isso devo ao NUCA, que é minha segunda casa, onde me sinto bem. Onde pude conhecer muita gente e onde temos voz e podemos contribuir com opiniões também. Recomendo demais que os jovens eusebienses participem do nosso Nuca”, disse.

Michel Choquito, secretário de Esportes e Juventude de Eusébio reforçou a importância do esporte e disse que as portas da Sejuv estão abertas para os jovens. “Nós da Sejuv estamos de portas abertas para os jovens realizarem atividades esportivas, aproveitando aqui do nosso espaço, não só para a prática esportiva, mas também como lazer e promoção à saúde”, destacou.

Samara Cordeiro, secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio enfatizou a importância da vez e voz dos jovens. “Vocês são importantes para nós. Dando vez e voz dos jovens eles podem alcançar o mundo. Vocês são o futuro da nossa cidade e podem contar comigo para qualquer coisa”, disse.

Na sequência Makciel Castro, mobilizador de Adolescentes do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) da Secretaria Municipal de Educação e coordenador do NUCA, conduziu a organização do trabalhos em grupo, que foram divididos em 06 (seis). Onde cada grupo tratou sobre um assunto específico. Após a apresentação dos grupos, houve a homologação dos Delegados à VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Eusébio, que será realizada em dezembro deste ano. Foram homologados 48 delegados adolescentes.

No período da tarde, os jovens participaram de atividades e brincadeiras. A SEJUV preparou uma série de jogos de mesa e tabuleiro, além de vôlei e futebol, também teve karaokê e os adolescentes se divertiram enquanto faziam novas conexões.