VI Painel Peteca: alunos do Eusébio apresentam os melhores trabalhos de combate ao trabalho infantil

quinta-feira | 22/06/2017

A Prefeitura de Eusébio realizou, nesta terça-feira (20), o VI Painel Peteca. Os alunos apresentaram os melhores trabalhos elaborados nas escolas da rede municipal do Ensino Fundamental II, voltados para o tema do combate ao trabalho infantil. O Peteca é o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. Uma ferramenta utilizada pela educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. O Peteca consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente e a profissionalização adolescente.

O trabalho sempre tem início no segundo semestre de cada ano e é concluído no primeiro semestre do ano seguinte. Nesse Painel apresentaram-se alunos de 16 escolas do Ensino Fundamental II para a avaliação da comissão julgadora formada pelas professoras; Losane Dantas, Sandra Gadelha e Rosa Leite. As vencedoras foram: Escola do Cararu (Esquete Teatral), Eduardo Alves (Desenho), Santa Clara (Poesia), Raul Tavares II (Música). O evento contou com a apresentação especial dos alunos da Escola Oscar Feitosa, do Ensino Fundamental I, abrilhantando o evento.

Conforme a coordenadora do projeto no município, a professora Maria do Carmo Santos (Carmosa), os jurados levaram em conta a originalidade dos trabalhos. “Todas as apresentações tinham que ser criadas pelos alunos e não copiadas, principalmente quanto à música”, frisou. Ela destacou o apoio das duas gerentes do Peteca no Eusébio – Jéssica Soares e Ericléa Martins e da Secretária de Educação do Município, Goretti Martins.

A secretária Goretti Martins observa que as escolas de Eusébio estão bem engajadas no projeto de sensibilização e conscientização contra o trabalho infantil, o que tem repercutido positivamente nas comunidades. “Apesar dos poucos casos no município. Quando nossas equipes detectam crianças em situação de trabalho, logo acionam os órgãos competentes para que busquem solução para os casos”, revela.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a ideia é alertar a sociedade sobre a necessidade de se erradicar de vez o trabalho infantil no País. “Esse trabalho nas escolas é um permanente processo de conscientização, que através dos alunos é transmitido às famílias e consequentemente a sociedade. Com esse intuito trabalhamos dizendo não ao trabalho infantil, através de nossa educação Tempo Integral, projetos de Esporte e Cultura, de capacitação e desenvolvimento social”. Os vencedores agora disputam o Painel Peteca Estadual que deve acontecer entre setembro e outubro.