Via de Lazer movimenta o Dia do Trabalhador no Eusébio

terça-feira | 03/05/2016

O 1º de Maio, dia do Trabalhador, foi comemorado no Eusébio com muito esporte, lazer e atividades físicas, durante a Via de Lazer. A atividade é promovida mensalmente pela Prefeitura Municipal. Nesta edição, os participantes participaram de um sorteio de cortesias para a 2ª Corrida do Eusébio, que acontece no dia 26 de junho próximo. Para o prefeito Júnior, a Via de Lazer é um projeto que vem possibilitando a humanização da cidade, pois possibilita que os cidadãos se integrem aos equipamentos públicos e utilizem os espaços para a prática de atividades físicas.

Para o casal Leonardo e Luana Pinho, paulistas radicados há três anos e meio no bairro Lagoinha, no Eusébio, a atividade deveria ocorrer todo fim de semana. “Achamos o projeto ótimo. Em São Paulo, todo domingo, seis ou sete ruas são fechadas para o trânsito, abrindo espaço para o lazer dos moradores. Aqui no Eusébio, onde a qualidade de vida é uma realidade, devem ser realizados mais projetos como esse”, observou o casal.

Já a estudante Girlane de Oliveira, moradora do Centro,frequenta a Via de Lazer desde o início do projeto. Ela disse que pratica corrida e gosta de pedalar. Ao lado da sua mãe, Maria Auxiliadora, Girlane observa que o comércio, ao logo da via, deveria aderir ao projeto, abrindo suas portas para atender os praticantes, como também as academias e assessorias esportivas. “O Eusébio está se tornando uma cidade turística e os empresários precisam acompanhar esse crescimento, dando mais apoio a essa atividade”, destacou.

O morador da Avenida Eusébio de Queiroz, local onde a prática é realizada, Selmo Abreu, praticou skate e observou que a atividade é muito interessante, ao propor uma nova forma de utilizar as ruas da cidade. Ele acredita que mais e mais pessoas deverão participar do projeto nas próximas edições. Edinardo Santos, praticante de motobike e morador do Novo Portugal, disse que sempre participa da Via de Lazer, mas na sua visão, se a atividade fosse realizada no período da tarde facilitaria para todos, já que o calor é menos intenso. “No horário de 16 às 20 horas seria o ideal”, sugeriu.

O corredor amador Carlos Vieira, morador do Autódromo, disse que não tem o que reclamar sobre o projeto, pois na sua visão atende plenamente a sua proposta inicial – o de proporcionar uma área segura para a prática de atividades físicas para a população. “O local é ótimo, é central e a única coisa que poderia mudar seria o horário, passando da manhã para a tarde”, declarou.

No final da manhã foi feito o sorteio das cortesias para a 2ª Corrida do Eusébio, sendo os vencedores, Girlane Castro, Adriano Carneiro, Verônica Martins, Davi Gadelha e Nildinho Silva. Adriano Carneiro, um dos vencedores do sorteio, vibrou com o resultado e disse que está treinando para disputar os 5 km. “Gosto de esporte. Faço Judô, JiuJitsu, mas estou começando a treinar corrida com um grupo de 13 pessoas e essa corrida será nossa estreia”, afirmou.

O Prefeito Júnior destacou que a Via de Lazer é um esforço do executivo eusebiense de dotar a cidade de programas e oportunidades para que os cidadãos possam praticar atividades físicas de forma lúdica, ao lado de parentes, amigos de forma segura. Ele afirma que além da Via de Lazer, a prefeitura também oferece a Academia Popular, diariamente no Estádio Municipal e várias escolinhas em escolas e quadras esportivas do município. “O esporte é uma das ferramentas de promoção da cidadania que utilizamos e que vem dando resultados bastante positivos para a cidade”, pontuou.