Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Vigilância Sanitária de Eusébio afirma que uso de luvas não evita contágio de Covid-19

terça-feira | 28/07/2020

A Secretaria de Saúde de Eusébio, através da Vigilância Sanitária, alerta que a utilização de luvas não garante a proteção contra o contágio de Covid-19 e que o uso desse Equipamento de Proteção Individual (EPIs) deve ser feito em atividadesespecíficas. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Eusébio, Adriana Bezerra, a luva passa uma falsa sensação de segurança, fazendo com que o operador ou manipulador de alimentos ou produtosnegligencie algumas condutas de higiene, como a própria lavagem de mãos.

“Essa falsa sensação de segurança também leva os manipuladores a realizar muitas outras tarefas não relacionadas à manipulação de alimentos enquanto usam o mesmo par de luvas, como por exemplo; manusear dinheiro, esvaziar caixas, limpar balcões. O uso de luvas é necessário somente em situações específicas. Seu uso não garante proteção contra o COVID-19. Além disso, ouso de luvas descartáveis não é uma exigência na legislação sanitária vigente, tanto em serviços de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, quanto em indústrias de alimentos”, afirmou Adriana.

Ela pontua, que as autoridades sanitárias recomendam o uso das luvas em atividades muito específicas, principalmente com o objetivo de evitar o contato direto das mãos com alimentos prontos para o consumo, em substituição a utensílios, como pegadores. Ressalta, porém, se não forem usadas adequadamente, as luvas podem se tornar fontes de contaminação para os alimentos.

Adriana esclarece que a luva deve ser utilizada sempre que o alimento já estiver pronto para o consumo e o manipulador for pegá-lo diretamente com as mãos. “Por exemplo: para montar saladas já higienizadas, montar sanduíches, cortar pães, arrumar as batatas fritas no prato do cliente. Entretanto, não há qualquer recomendação de autoridades de saúde nacionais e internacionais que indique o uso de luvas em serviços de alimentação como uma estratégia efetiva para reduzir a transmissão ou contaminação por COVID-19”, enfatiza.

Conclui recomendando que a lavagem frequente e correta das mãos é uma das estratégias mais importantes para evitar a contaminação e transmissão do novo coronavírus, isso tanto para os que trabalham com manipulação de alimentos e produtos, como para as pessoas em geral.