Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Vigilância Sanitária de Eusébio alerta sobre contaminação cruzada

quarta-feira | 05/08/2020

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Eusébio está alertando à população sobre os riscos da contaminação cruzada para a saúde. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Eusébio, Adriana Bezerra, esse tipo de contaminação pode ocorrer no simples fato de utilizar uma mesma faca para cortar um frango cru, e sem lavar, cortar uma carne assada, por exemplo. “Isso acontece devido atransferência de microrganismos ou agentes contaminantes de um alimento ou superfície para o alimento por meio de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador,” destaca.

Outros fatores que podem ocasionarcontaminação cruzada são: bancadas sujas; equipamentos sujos; mãos não higienizadas corretamente; panos de pratos sujos; ingredientes crus nas preparações; fluxo cruzado; higiene pessoal; falar, tossir, espirrar sobre os alimentos; contato com material humano (fezes ou urina ); ação de roedores, insetos (moscas e baratas). O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, observa que dependendo da contaminação o consumidor pode sentir um desconforto gástrico, uma intoxicação alimentar ou até mesmo levar a morte. “Por isso que devemos evitar a contaminação cruzada”, aponta.

Ele ressalta que no caso de restaurantes, bares, marmitarias e qualquer outro estabelecimento que manipule alimentos, é necessário ter processos de Boas Práticas de Manejo, para reduzir a contaminação. “Esse é um alerta importante, dentro das ações que são desenvolvidas por nossa Vigilância Sanitária, que tem como missão zelar pela saúde dos nossos munícipes. Quero destacar também que nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído em 2015 pela Lei 13.098. A data homenageia o nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz. Só temos que aplaudir esse órgão que muito tem contribuído com nossa cidade”, disse o secretário.

O Dia marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população. Adriana Bezerra complementa, enfatizando que além da promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados diariamente pela população, também é atribuição da vigilância estabelecer medidas de enfrentamento sanitário em momentos preocupantes, como o que estamos vivenciando na atual pandemia de Covid-19. “Temos buscado realizar o nosso trabalho estabelecendo regulamentações, vistoriando e fiscalizando as normas sanitárias para atender as necessidades da nossa população, tomando para nós essa bandeira da proteção da vida”, asseverou.