Vigilância Sanitária de Eusébio recebe reconhecimento nacional e estadual e passa a ser modelo para outros municípios

quinta-feira | 24/08/2023
Equipe da Vigilância Sanitária de Eusébio recebe reconhecimento (Foto: Arquivo/PME)

A Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, através da Vigilância Sanitária (VISA-Eusébio), foi selecionada para a segunda etapa do novo Projeto de Estudos para Financiamento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária-SNVS, da ANVISA. De um total de 236 municípios inscritos, o Eusébio ficou entre os 15 selecionados, sendo o único município do Ceará classificado nesta seleção. A ANVISA abriu as inscrições para esse projeto há dois meses e objetiva apresentar os tipos de financiamento e como os municípios podem se candidatar para ter acesso aos mesmos. O Eusébio agora está na etapa de agendamento da entrevista,=. Como incentivo, os municípios selecionados receberão um bônus para participar dessa capacitação e possível financiamento de seus projetos.

Outra notícia é que a coordenadora da VISA-Eusébio, Adriana Bezerra e o servidor do órgão, Cristiano Tavares Bessa, viajarão para Brasília para participar do seminário presencial do Projeto de implantação das diretrizes para a organização e atuação sanitária para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária-SNVS, baseado na publicação do manual para elaboração do Código Sanitário. Estarão presentes os 17 candidatos para a elaboração da proposta. O evento acontecerá nos dias 25 a 28 de setembro. Segundo Adriana Bezerra, esta será a última fase das diretrizes e finalização do projeto, para depois vai ser analisado pelo Congresso Nacional para virar lei.

Já o terceiro momento vivido pela VISA-Eusébio é com relação a um projeto do Governo do Estado. O Ceará é dividido em seis ADS e de cada ADS foi eleito um município padrão para servir de exemplo para ajudar outros municípios a crescerem na vigilância sanitária, instituir uma harmonização e padronização das fiscalizações. “Então, da ADS Fortaleza, composta por Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga, o Eusébio foi o escolhido. Vamos fazer um treinamento e ação para ver como receber as visitas da ANVISA, SEMS e CONSEMS para poder fazer a avaliação e ver se o município está apto a desenvolver essas ações”, disse Adriana.

O secretário Josete Malheiros parabenizou a equipe da VISA-Eusébio, pelas conquistas e reconhecimento. Segundo ele, isso é fruto de um trabalho sério e focado visando realizar um trabalho de excelência no município. O prefeito Acilon Gonçalves também destacou o trabalho diuturno realizado pela VISA em dar cumprimento a legislação vigente, sempre atuando pelo bem-estar e manutenção da saúde da população eusebiense.