Vigilância Sanitária do Eusébio fiscaliza cumprimento do Decreto Municipal de Isolamento Social Rígido

terça-feira | 20/04/2021
A Vigilância Sanitária de Eusébio trabalha com orientações educativas, principalmente para evitar a autuação em uma visita posterior (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde e sua Vigilância Sanitária, está realizando a fiscalização do cumprimento do Decreto Municipal que instituiu o Isolamento Social Rígido no município tendo vistoriado 575 estabelecimentos nos meses de março e abril deste ano. As infrações mais comuns, segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Adriana Bezerra, são: funcionamento de estabelecimentos fora do horário permitido, estabelecimentos abertos sem autorização para funcionar; clientes e funcionários sem máscara e aglomerações.

O maior volume de infrações, conforme Adriana Bezerra, ocorreu no mês de março, quando as pessoas ainda estavam se adaptando às novas normas definidas pelo decreto que estabeleceu o isolamento social rígido no município. Naquele mês foram 439 estabelecimentos vistoriados. O órgão recebeu 42 denúncias de infrações e fechou 25 estabelecimentos, por descumprimento do decreto; outros sete foram autuados. A Vigilância Sanitária também participou de seis Barreiras Sanitárias.

Já neste mês de abril, até o dia 16, foram vistoriados 136 estabelecimentos, sendo que quatro (04) deles foram fechados e um (01) autuado. Ao todo, foram recebidas 14 denúncias de populares sobre estabelecimento descumprindo as regras e neste mês foi realizada uma barreira sanitária. Adriana pontua que nas vistorias não ocorreu nenhum problema de desacato e os proprietários acataram as solicitações. “Trabalhamos com orientações educativas, principalmente para evitar a autuação depois”, observa.

O prefeito Acilon Gonçalves reforça a importância de os comerciantes e donos de outros estabelecimentos cumprirem rigorosamente os horários de funcionamento recomendado pelo decreto para evitar contratempos como multas e autuações. “Com todos cumprindo seu papel poderemos manter a abertura das atividades sem retrocessos e dessa forma retornarmos aos poucos à normalidade”, comenta.