Violência contra a mulher é tema de Seminário

terça-feira | 08/04/2014

O Seminário “Combatendo a violência contra a Mulher” aconteceu nesta terça-feira, 8 de abril, dentro do V Eusébio Mulher, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas para a Mulher. Presente ao encontro, o prefeito Júnior destacou as ações do município no combate a violência doméstica, através da rede de proteção social, integrada pela Assessoria de Políticas para a Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Social, Creas e demais secretarias municipais.

Segundo ele, as ações vão desde a recepção das vítimas de violência, encaminhamento aos órgãos competentes e acompanhamento posterior, visando que novos casos não aconteçam. “Temos a parceria da Justiça, da Promotoria, da Delegacia e de todos os órgãos municipais para dar suporte necessário às vítimas, mas sabemos que nosso papel não termina ai, por isso estamos apostando numa sociedade mais justa, onde a mulher seja respeitada e valorizada. Assim, criamos a disciplina Formação Humana e Cidadania, na rede municipal de ensino onde alertamos aos alunos sobre a violência doméstica e suas conseqüências”, destacou o prefeito.

A Assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Elêusis Gonçalves, observou a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher nas ações da Assessoria e observou que o plano de ação proposto para 2014 e 2015 prevê a realização de um diagnóstico sobre a situação da mulher no Eusébio. “Munidos desses dados poderemos propor políticas públicas mais consistentes e direcionadas”, asseverou.

A Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado, Mônica Barroso, em seu pronunciamento, deu destaque as ações realizadas no Eusébio com relação as políticas públicas voltadas para o segmento feminino.

“O Eusébio forma com outros cinco municípios os pioneiros na criação de órgãos voltados para as políticas públicas para a mulher. Parabenizo a vocês e ao prefeito Júnior, que com sua juventude demonstra que a Política precisa de sangue novo, de jovens com novas idéias e ideais”, frisou.

Segundo ela, no Ceará, 53% da população é do sexo feminino e que as mulheres devem ocupar seu lugar na sociedade, “vivemos em um país com 500 anos de história e 400 de escravatura. Precisamos quebrar as correntes que ainda sufocam a nossa sociedade para que ela se torne mais justa e fraterna”, comentou.

A oradora seguinte foi a delegada adjunta da Delegacia Metropolitana de Eusébio, Eveline Castro Silva, que observou que diariamente são registrados diversos crimes de violência doméstica que têm como carro chefe o uso de drogas pelos agressores. “Queremos ter mais contatos com os órgãos que atuam na área e receber mais informações para que os processos tenham um melhor encaminhamento, pois geralmente as agredidas não querem fazer o boletim de ocorrência, ou mesmo o exame de corpo de delito, por isso acontecem as reincidências”, destacou.

A promotora da 3ª promotoria de Eusébio, Emilda Afonso de Sousa, por sua vez, disse que o órgão está aberto para auxiliar no cumprimento da lei, com o intuito de promover a paz, principalmente no seio das famílias.

Falou ainda a Coordenadora do Creas de Eusébio, Katiana Moura, sobre as atividades realizadas pelo órgão. Após a solenidade de abertura, os presentes participaram de uma mesa redonda com o tema “O atendimento à Mulher Vítima de Violência no Eusébio”, seguido de um debate.