Workshop dá continuidade aos trabalhos de implantação do Distrito de Inovação Tecnológica de Eusébio

sexta-feira | 13/12/2019

Dando continuidade aos trabalhos de implantação do Distrito de Inovação Tecnológica na área da Saúde no município de Eusébio, aconteceu nesta sexta-feira (13), no Hotel Plaza Suítes, em Fortaleza, o Workshop dos Polos de Inovação Tecnológica de Fortaleza e Eusébio, ministrado pelo urbanista espanhol Josep Piqué. O município esteve representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel e pelo assessor especial Celso Rodrigues. Participaram também representantes do município de Fortaleza, da Fiocruz, e do Governo.

Josep Piqué é presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP)e foi o mentor de iniciativas relevantes, como o 22@, em Barcelona, que revitalizou cerca de 200 hectares de uma área industrial considerada obsoleta para transformá-la em um conceito de qualidade de vida, com atividades de conhecimento e inovação. Piqué também esteve à frente do projeto de revitalização em Medellín, na Colômbia, e instalação de projetos em Santa Catarina e Porto Alegre.

Além do Eusébio, será implantado também outro Distrito de Inovação em Saúde no Ceará no bairro Porangabussu, em Fortaleza. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, a ideia é criar um distrito de produção inovador que ofereça espaços modernos para a concentração estratégica de atividades intensivas em conhecimento. “A iniciativa é um projeto de renovação urbana e um novo modelo de cidade que visa responder aos desafios da sociedade do conhecimento”, enfatiza.

Antes de optar pelo modelo de Barcelona para criar os Distritos de Inovação do Estado aconteceu uma visita técnica e um estudo de campo naquela cidade europeia. Josep Piqué foi escolhido para ser consultor para a criação dos Distritos de Inovação no Estado e é integrante do Grupo de Trabalho que conta com a participação da Prefeitura e da Fiocruz. O Distrito de Inovação do Eusébio será implantado na Precabura, onde já se encontra o Polo Tecnológico de Saúde, que vai agrupar instituições e empresas que trabalhem em projetos estratégicos para o desenvolvimento na área de Saúde. A região passará por uma grande transformação urbanística, como ocorreu na cidade espanhola.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves a transformação ocorrerá não só na Precabura, mas em todo o município. “Teremos uma cidade inteligente a partir do desenvolvimento holístico, focado na economia, no social, no uso do solo, no urbanismo e na tecnologia. Há, também, o aspecto social que objetiva assegurar o crescimento dos cidadãos e capacitá-los, sem que as diferenças econômicas impactem esse avanço. A educação é o caminho para desenvolver estudos em engenharia, economia, tecnologia,” avalia.