NOTÍCIAS

01-DEZ-2025

Eusébio é agraciado com Selo TCE Ceará Sustentável 2025 por conta do programa da Coleta Seletiva

Por Comunicação 01/12/2025 #coletaseletiva
O município de Eusébio foi agraciado com o Selo TCE Ceará Sustentável - edição 2025, pelo trabalho executado através da Coleta Seletiva. A premiação é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e estimular ações ligadas às questões socioambientais. Helena Lamboglia, coordenadora de Educação Ambiental da Autarquia Municipal do Meio Ambiente do Eusébio (AMMA), e Jaíres Lima, Coordenadora da Coleta Seletiva, estiveram presentes na solenidade, representando o município de Eusébio. 
Gestores e representantes de instituições públicas do Estado e dos municípios estiveram no Plenário Conselheiro Alexandre Figueiredo, do TCE-CE, para receber a certificação. Ao todo, foram registradas 134 inscrições, das quais 105 ficaram habilitadas a receber o reconhecimento, o que representa 78,4% das iniciativas enviadas.  

O presidente do TCE Ceará, Rholden Queiroz, destacou que o Tribunal de Contas "atua como indutor dessas ações, vinculando todas as suas auditorias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU [Organização das Nações Unidas]. Este é um dia de celebração pelo esforço dos gestores públicos em promover um Ceará sustentável para as presentes e futuras gerações. Com isso, reforçamos nosso compromisso institucional com uma questão fundamental para o desenvolvimento do Estado e fortalecemos nosso papel ao reconhecer projetos destacados que servem de exemplo para toda a administração pública cearense", afirmou.

O coordenador do Comitê de Sustentabilidade do TCE Ceará, auditor Itacir Todero, explicou a relevância do Selo. "A ideia é reconhecer práticas que modificam a realidade local por meio da sustentabilidade. A certificação promove o engajamento da sociedade e incentiva a adoção de boas ações em toda a gestão pública, e estimula uma transformação no modo de consumo e na relação com o meio ambiente, construindo bases para um futuro mais equilibrado. Buscamos que ele seja cada vez mais um instrumento fundamental para estimular uma nova consciência socioambiental entre gestores e cidadãos", destacou.

As iniciativas habilitadas comprovaram a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE Ceará, a existência de Plano de Logística Sustentável (PLS) ou de documento equivalente que demonstrasse o vínculo da iniciativa inscrita com a política de sustentabilidade adotada, além da aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas. Todas as ações estão alinhadas à Agenda ESG 2025 do TCE Ceará, nas áreas de primeira infância, saneamento básico, mudanças climáticas, e acessibilidade e inclusão.

As práticas contempladas com o Selo poderiam estar alinhadas a mais de um eixo da Agenda ESG. Entre as certificadas, 67,6% estão relacionadas a Mudanças Climáticas, 58,1% a Saneamento Básico, 36,2% a Acessibilidade e Inclusão e 27,6% a Primeira Infância. 

*Com informações do TCE-CE

 

Deixe seu comentário

logo
Selo UNICEF 2021-2024