Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio consolida ações de prevenção do câncer de mama

quarta-feira | 15/10/2014

A saúde da mulher no município de Eusébio é uma política pública de governo, que vem sendo colocada em prática com a integração de diversas secretarias com um só objetivo – de conscientizar as mulheres sobre a necessidade de prevenção e cuidados que cada uma deve ter com o seu corpo. A afirmação é do Prefeito Júnior, que abriu nesta quarta-feira o evento “Eusébio Cor de Rosa 2014”, que marca uma série de atividades, que vem sendo realizadas neste mês de outubro, contra o câncer de mama.

O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Eusébio, contou com as presenças do Prefeito Júnior, do vice-prefeito Paulo César Feitosa, da Assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Elêusis Gonçalves; da secretária de Educação, Ivonilde dos Santos; da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves; da Secretária de Esportes, Goretti Martins; do secretário de Cultura, Léo Abreu e da Secretária de Gabinete, Evalzita Frota.

Abrindo a atividade, o Prefeito Júnior parabenizou os professores pelo dia de hoje, 15, dedicado à categoria, afirmando que todos os profissionais precisam dos professores para seu desenvolvimento pessoal e educacional, “rendo minha homenagem a esses profissionais que devemos estar lembrando sempre por sua grande importância para todos nós”, afirmou.

O prefeito destacou que o Eusébio Cor de Rosa já foi iniciado desde o dia 3 deste mês, mas o evento desta quarta marca para a sociedade as ações em torno da prevenção do câncer de Mama. “No ano passado fizemos ações em todos os bairros e atingimos 5 mil mulheres com palestras sobre o câncer de mama. Neste ano, devido a esse período eleitoral, estamos fazendo diferente, com ações nos postos de saúde, CRAS, Escolas e nos demais equipamentos da prefeitura, realizando exames, ações buscativas e outras atividades visando efetivar essa política em prol da mulher”, ressaltou.

Segundo o prefeito, o Eusébio tem um conjunto de ações que oportuniza a todas as mulheres a realizarem a prevenção. “Graças a Deus temos uma cobertura de 100% de exames de mamografia. Elas são atendidas nos postos e se necessário por especialistas. Os exames são feitos em Caucaia, que é o município que tem pactuação conosco. As pacientes tem transporte para ir e voltar e o exame é recebido por nós e repassados para elas. Aqui no Eusébio, as mulheres tem todo o atendimento necessário para que tenha plena saúde”, frisou.

A assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Elêusis Gonçalves destacou o papel da assessoria para discutir e cobrar a efetivação das políticas voltadas para a mulher e destacou o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “O Eusébio tem feito o dever de casa com relação as mulheres. Basta agora que elas se alertem para cuidar da saúde. Esse Outubro Rosa é uma forma de fazer uma alarde e chamar a atenção delas para que realizem os exames e se previnam”, asseverou.

O vice-prefeito, Paulo César Feitosa, afirmou que o câncer é um problema que faz sofrer não apenas o paciente, mas toda a família, lembrando que seu pai foi vítima de câncer. Segundo ele, a Prefeitura vem realizando um trabalho espetacular em torno do cuidado com a saúde da mulher, capitaneada pelo prefeito Júnior e sua equipe. “O próprio prefeito tem feito um trabalho diuturno, dando palestras nos postos e escolas e mostrando a necessidade da prevenção. Isso é louvável”, comentou.

Em seguida foi ministrada a palestra “Saúde da Mulher – Cuidados na Prevenção”, através da Dra. Renata Bezerra de Alencar Gonçalves. Ela, que é ginecologista e obstetra, afirmou que lida diariamente com o tema. “O Outubro Rosa é uma maneira de levar à população informações sobre o que é, como tratar e prevenir o câncer de mama, que é ainda a maior causa de mortes de mulheres no País. Graças a Deus que no Eusébio essa doença está controlada, graças a essas ações de prevenção”, frisou.

Segundo ela, dois casos diagnosticados no município, as mulheres foram encaminhadas ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), realizaram a quimioterapia, depois cirurgia e hoje estão curadas, “O diagnostico precoce é a maior arma para a cura. O câncer de mama é a reprodução sem critério de células em um mesmo lugar, criando os conhecidos caroços, que pode causar retração da pele e inflamação, quando isso ocorre é preciso ligar a luz vermelha”, frisou.

Ela destacou a necessidade do auto-exame, uma vez por mês, da mamografia, e se necessário do ultrassom de mama, que funciona como exame complementar. Observou ainda que quando existem casos de familiares que tiveram a doença até os 50 anos, é necessário antecipar a mamografia para os 35 anos das demais mulheres da família. “Mas o auto-exame é muito importante, porque ninguém como você mesma para conhecer seu seio e saber o que está diferente nele. Em caso de dúvida procure o seu médico”.

Renata destacou ainda a necessidade da prevenção do câncer de colo de útero que pode ser feito nos postos de saúde e solicitou as agentes comunitárias de saúde que orientem as paciente para que realizem esse procedimento, que segundo ela, podem salvar muitas vidas”.