Prefeitura faz ação preventiva contra uso de álcool por adolescentes

quinta-feira | 04/09/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Programa Agente de Saúde Adolescente (ASA) e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), está realizando uma ação preventiva contra o uso abusivo do álcool na adolescência. Os agentes de saúde adolescentes, através de um teste de identificação do problema, estão realizando uma pesquisa entre os alunos das quatro unidades de ensino médio do município, que estão na faixa etária de 14 anos em diante.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município, Nelci Bezerra, a ação é proveniente do projeto realizado pelo CAPS AD nos Postos de Saúde, onde o mesmo questionário é feito com adultos. O objetivo, segundo ela, é identificar as pessoas que já se encontram com riscos à saúde devido ao uso abusivo do álcool, como também combater a violência. “Sabemos do alto índice do uso abusivo de álcool entre os adolescentes e nossa ação visa a orientar esses jovens sobre os males do consumo de bebida alcoólica e os riscos que ela traz à saúde. Os casos mais graves nós encaminhamos para tratamento no CAPs – AD”, observa.

As ações estão sendo realizadas nas escolas: Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, Ana Bezerra de Sá, Francisca Linhares de Sousa e Manoel Ferreira da Silva. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, o teste é uma triagem desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), composta por dez questões que visam avaliar a quantidade e a freqüência do consumo de álcool. “Dependendo da resposta do entrevistado há uma pontuação que vai de 0 a 40 pontos que representam os níveis de

envolvimento do usuário com a bebida alcoólica”, afirma.

De acordo com a pontuação prevista, de 0 a 7 pontos, significa que a pessoa tem abstinência ou consumo de risco, neste caso não é necessária uma intervenção, mas somente informações sobre os riscos do álcool. De 8 a 15 pontos, a orientação é que haja um aconselhamento necessário. Já as pessoas que pontuarem de 16 a 19 pontos estão em um nível onde o consumo já é prejudicial à saúde, podendo até causar dependência. Neste caso específico, a recomendação é o tratamento médico de família (uma intervenção breve e acompanhamento. E para aqueles que pontuarem de 20 a 40 pontos a recomendação é o tratamento especializado e aconselhamento.

Segundo o Prefeito Júnior, a aplicação dessa pesquisa é mais uma ação da prefeitura de Eusébio visando combater o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas no município. “O mais importante é que o questionário é sigiloso. Os agentes de saúde adolescentes realizam um trabalho individual e de aconselhamento, desta forma, o questionário, que não é obrigatório, está tendo uma grande aceitação dos alunos. Creio que teremos sucesso em mais essa ação preventiva”, asseverou.