Eusébio comemora bons índices da Educação

segunda-feira | 28/07/2014

O município de Eusébio comemora a boa performance na área de Educação conquistada nos últimos anos. Com 100% das escolas da rede municipal integrantes do Programa de Tempo Integral, o município obteve uma escolarização líquida de 98,27% em 2013, bem acima do obtido pelo Estado do Ceará, que ficou em 87,04%. Os dados são do Perfil Básico Municipal, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).

Em 2013, o município alcançou um índice de aprovação nas escolas municipais de 92,21%, enquanto o índice estadual ficou em 90,45%. Para a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, o número é significativo se comparado com o de 2004, que ficou em 82,88%. “Em 10 anos, o município conseguiu melhorar o nível de aprovação nas escolas municipais. E nós queremos dar um passo a frente e universalizar os bons resultados para toda a rede pública. Estamos planejando junto com toda nossa equipe técnica uma nova estratégia para que os índices melhorem ainda mais”, destacou a secretária.

Ivonilde observa que o índice de abandono nas escolas municipais é de apenas 0,41%, mas que a Secretaria de Educação vem trabalhando para que esse índice zere. “Mantemos o contato bem próximo das famílias para evitarmos o abandono e estamos conseguindo reduzir bastante esse percentual. Só para se ter uma idéia, em 2004 esse percentual chegava a 7,18%”, argumenta. No Estado o índice de abandono atual chega a 2,33% .

A boa estrutura física e o número de alunos em sala de aula, segundo a secretária também é um fator importante para a manutenção da qualidade de ensino. No Eusébio a média de alunos em sala de aula chega a 22,94 alunos, em média. No Estado esse total fica em 27,38. “Com menos alunos em sala de aula, o professor tem condições de dar uma atenção maior a todos, possibilitando com isso um melhor rendimento no aprendizado”, conclui.

Segundo o prefeito Júnior, a busca constante por uma educação de qualidade é uma das prioridades de sua gestão. “Nós trabalhamos com várias frentes, dentre elas a capacitação continuada dos professores, melhorias e ganhos salariais e disponibilizamos materiais e equipamentos para o melhor aprendizado. Investimos na melhoria da infra-estrutura para receber os alunos o dia todo no período do Tempo Integral, onde eles recebem todas as condições para desenvolverem suas capacidades. Enfim, nosso propósito é formar não somente futuros profissionais, mas cidadãos cientes de seus direitos e deveres e que sejam protagonistas de uma nova sociedade”.