Eusébio realiza curso de Aeromodelismo

terça-feira | 15/04/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está oferecendo neste ano o curso de Aeromodelismo na sua Escola de Artes (Naec). O aluno, após um ano de capacitação, sai com o diploma de piloto CR (Controlador Remoto) e de técnico em manutenção de aeromodelos. O prefeito Júnior observa que resolveu encampar a idéia de oferecer esse curso, por possibilitar aos jovens uma formação técnica que poderá auxiliar na sua vida profissional futura. “Os alunos que quiserem seguir carreira na aviação real e na manutenção de aviões, já terá todo o embasamento necessário para dar prosseguimento ao seu projeto de vida profissional”, observou o prefeito.

Segundo o coordenador do Curso, o ex-aeronauta Messias Almeida, a proposta da disciplina foi apresentada a dois anos, mas somente no fim do ano passado a idéia tomou corpo com a decisão do prefeito Júnior de incluir o curso no currículo da Escola de Artes. “Quando iniciamos a divulgação do curso a procura foi muito grande e tivemos que criar quatro turmas, cada uma com 20 alunos” observou.

Atualmente o curso está na fase teórica, quando os alunos recebem todas as informações sobre aerodinâmica, criação do projeto e manutenção de motor glow (motor à combustão). A segunda fase será a construção de um aeromodelo. Na terceira e última fase, serão repassadas as técnicas de pilotagem por controle remoto, com as aulas práticas sendo realizadas no Autódromo Virgílio Távora.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o curso de aeromodelismo é mais uma opção que a Secretaria de Cultura e Turismo oferta para os jovens do município. Mesclando o lado lúdico com uma atividade extremamente técnica, o aeromodelismo se soma aos cursos já ofertados, como ballet, capoeira, violino, hip hop, teatro e muitos outros.

O professor da disciplina, Marcos Aero, apelido que recebeu ainda na Aeronáutica, diz que os alunos recebem a mesma formação dada na aviação real, para que tenham conhecimento da aerodinâmica dos ‘pequenos aviões’.

“Muitas pessoas pensam que o aeromodelismo é uma brincadeira, mas é pura ciência e pode possibilitar ao aluno, futuramente, se tornar um técnico de operação e manutenção de aeromodelos”, afirmou Marcos, que tem oito anos de experiência em aviação real como piloto da Aeronáutica e três no aeromodelismo.