Prefeitura lança o II Eusébio Cor de Rosa

quarta-feira | 02/10/2013

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, lançou nesta terça-feira, no Plenário da Câmara Municipal, o II Eusébio Cor de Rosa, que realiza neste mês de outubro uma série de atividades visando à prevenção do câncer de mama. A programação prevê palestras nas comunidades, eventos esportivos e culturais visando a mobilização em torno do tema.

Na abertura do evento, o Secretário de Saúde, Acilon Gonçalves, destacou que o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década e 90 como uma forma de alertar as mulheres sobre ações simples de prevenção ao câncer de mama, doença que mais mata no mundo. Destacou que o Eusébio aderiu a esse movimento em 2011, que tem como característica a parceria entre as diversas secretarias com o objetivo de realizar esse trabalho de prevenção.

“Contamos com a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Social, com a Marta Gonçalves, da Secretaria de Educação, com a professora Ivonilde Sousa, com a Secretaria de Gabinete, com a Evalzita Frota e as demais secretarias, pois desta forma conseguiremos multiplicar as orientações para o nosso público alvo”, afirmou.

Acilon disse que tem um compromisso com as mulheres de Eusébio que buscarem fazer a prevenção. “Vamos conseguir para todas que forem aos postos de saúde realizar a prevenção do câncer de mama, se houver necessidade, a consulta com um mastologista, e se houver a necessidade também vamos garantir a mamografia. Se mesmo assim for necessário outro atendimento ou tratamento especializado, também a prefeitura vai dar esse suporte para as mulheres. Assim todas vão querer, com certeza, fazer esse check-up. Sei que os homens podem até ficar enciumados com todo esse cuidado, mas vamos também garantir para eles o mesmo tratamento com o Novembro Azul, quando faremos uma campanha contra o Câncer de Próstata”, disse o secretário.

O Prefeito Júnior falou em seguida, destacando quer apesar de ter escolhido uma especialidade não preventiva – cirurgia geral, diz acreditar muito na saúde preventiva. “No momento que você detecta a doença de forma precoce, você pode tratar de maneira adequada. Evitando os fatores de risco, reduzimos os casos de câncer de mama”, destacou o prefeito.

Ele afirmou que realizou nos meses de agosto e setembro um trabalho de prevenção nas comunidades com palestras sobre aleitamento materno exclusivo, nos primeiros seis meses de vida e disse que viu bons resultados. “Agora neste Outubro Cor de Rosa vamos trabalhar para que haja engajamento de toda a cidade para que possamos propagar o conhecimento e a idéia de prevenção para detectar o quanto antes, o câncer de mama. Por isso pensamos numa programação por todo mês de outubro e desta forma convidamos todas as mulheres para participarem das atividades”.

Em seguida, o Prefeito Júnior proferiu a palestra, “Eusébio Cor de Rosa – Mulher consciente na Luta contra o Câncer de Mama”, quando abordou temas como: o que é o câncer, história natural, históricas das ações de controle, fases da vida feminina, entendendo a mama, câncer de mama, fatores de risco, sintomas, diagnóstico, auto-exame e exame clínico, características do nódulo, mamografia, ultrassonografia, prevenção, sites úteis. Essa mesma palestra será proferida em 14 comunidades do Eusébio. “Esperamos que os postos de saúde mobilizem toda a comunidade para estarem presentes nessas palestras que acontecerão sempre às 19 horas.