Eusébio realiza II Conferência Municipal de Saúde Mental e escolhe delegação para a Conferência Nacional

quinta-feira | 28/04/2022
A Conferência contou com a palestra do Dr. Jackson Sampaio. Fotos: Jully Lioba/PME

Nesta quinta-feira (28), foi realizada a II Conferência Municipal de Saúde Mental de Eusébio com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.” O evento realizado no Auditório da Fiocruz Ceará foi aberto pelo Prefeito Acilon Gonçalves, pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Cristiano Tavares Bessa , Secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro e da Presidente da Comissão Organizadora do evento e Coordenadora do Caps Geral, Imaculada de Mendonça.

“Temos que fortalecer a rede de atendimento de saúde mental, onde nós temos aqui no Eusébio um bom exemplo de cuidado da saúde mental que é o Caps Geral bem fortalecido, estamos caminhando para a implementação plena do CAPs AD 24 horas, em breve nós vamos inaugurar a nova sede da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV). Também temos a reserva de leito nas unidades hospitalares. E, tem uma coisa importante que nós temos que nos preocupar que é a reinserção. As pessoas tem que voltar para a vida na plenitude, 100%”, pontuou Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio.

“Saúde mental implica em toda produção de subjetividade, de sentimentos, ideias, valores, crenças que a humanidade for capaz de produzir”, destacou o palestrante Dr. Jackson Sampaio. Já Josete Malheiro, Secretário de Saúde de Eusébio pontua “O desafio nosso é instigar esse debate, trazendo uma reflexão do passado recente, do presente e projetando o futuro. A pandemia provocou na sociedade muitas sequelas, que afetou drasticamente o componente emocional e psicológico do cidadão”, pontuou.

Os trabalhos do período da tarde iniciaram com a apresentação do Musical “Tributo a Luiz Gonzaga”, participação dos usuários do grupo de Teatro Amador e componentes da Banda Toda Forró 100 Preconceito. Em seguida, a entrevista “Uma narrativa inclusiva” com Dra. Luciana Portácio e a usuária Esther Emily, qual testemunho emocionou a todos da plenária.

Imaculada de Mendonça, Presidente da organização da II Conferência observa que o evento foi enriquecedor. “Foi um momento, de extrema riqueza, rumo a fortalecer a Atenção Psicossocial de Eusébio, e pra as etapas estadual e nacional das Conferências. Foram sistematizadas, 12 propostas pra cada eixo”, observou.

O último trabalho da Conferência foi a escolha dos delegados conduzida pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Cristiano Tavares Bessa. Foram escolhidos: dois usuários titulares e dois suplentes; 1 profissional de saúde e 1 suplente; 1 segmento gestão/governo titular e 2 suplente. Após isso, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde encerrou o evento.