Eusébio cria comissão para atuar no projeto “Previne – Violência nas Escolas, não!”

sábado | 03/12/2022
Foto/arte: MPCE

O município de Eusébio foi um dos participantes do 1º Ciclo do “PREVINE – Violência nas Escolas, não!”, projeto do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) por meio do meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC). O primeiro passo para a implementação do PREVINE em Eusébio seria a formalização das comissões em todas as escolas, o que já foi realizado.

As comissões são compostas em cada escola, por seu diretor ou diretora, um professor e um funcionário. Jéssica Soares, Socióloga e Coordenadora do Departamento de Programas e Projetos (DEPP), da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio destaca que as comissões já foram montadas e serão apresentadas no dia 7 de dezembro. “O município de Eusébio formou suas comissões em cada Escola, tudo foi documentado por meio de ata em reunião escolar. Várias ações já são realizadas em detrimento da pauta de prevenção da violência contra crianças e adolescentes e no sentido de garantir os direitos desse público”, destacou.

Ainda segundo Jéssica Soares, a comissão irá fazer um curso na plataforma de Educação a distância (EAD). “Estamos aguardando a abertura do curso EAD a ser disponibilizado para os membros das comissões, que será ministrado on-line, mas ainda não abriu inscrições”, disse

Saiba o que é o PREVINE

O PREVINE é mais uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC) para que os municípios do Estado do Ceará avancem nessa vertente educacional e tenham planejamento adequado e monitoramento contínuo, com mecanismos de apoio aos gestores e reforço da intersetorialidade da educação, a fim de que as escolas mantenham ações permanentes de sensibilização e formação da Comunidade Escolar para prevenção à violência e promoção dos direitos da criança e do adolescente.