Prefeitura de Eusébio e Unicef lançam plataforma 1Mio de oportunidades

quarta-feira | 04/10/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

Nesta terça-feira (3) a Prefeitura de Eusébio por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescente (NUCA) e da Escola de Promoção à Vida – EPV e em parceria com o Unicef realizou o lançamento da plataforma 1Mio – Um milhão de oportunidades do Selo Unicef. A plataforma é um sistema de gestão de oportunidades de cursos e estágios que o Unicef está implantando por meio do Selo 2021/2024.

A iniciativa Um milhão de Oportunidades (1MiO) é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente. Liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), ela reúne mais de 2.000 parceiros do setor privado, sociedade civil, governos e jovens comprometidos em gerar oportunidades para uma transição positiva da juventude da escola para o trabalho.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves acredita que a plataforma 1Mio veio para coroar a melhoria de vida dos jovens da EPV. “Essa plataforma 1Mio vem para coroar tudo aquilo que nós pensamos, aplicamos na prática e graças a esses meninos e meninas que fazem parte da EPV, nós estamos colhendo bons frutos. Esse trabalho só é possível por que temos o trabalho intersetorial e utilizamos todas as ferramentas que o município tem para melhorar a vida dos jovens. Nós só largaremos os jovens da EPV quando eles tiverem trabalhando no canto que eles gostam e ganhando o dinheiro que eles merecem ou que estejam cursando um curso superior”, disse.

Na ocasião, Makciel Castro, mobilizador de adolescentes de Eusébio apresentou de forma explicativa como os jovens podem acessar a plataforma após o cadastro realizado.

Micheline Said, Assessora Especial de Política sobre Drogas de Eusébio reforça a importância da parceria com as outras secretarias do município com a EPV. “A Escola de Promoção da Vida só existe por que temos a parceria com as outras secretarias, trabalhamos na intersetorialidade. Todas as secretarias envolvidas praticando o trabalho que é cuidar das futuras gerações. E isso é muito positivo, nós estamos cuidando das famílias e dos jovens”, disse.

O evento de lançamento contou com a presença da primeira-dama de Eusébio e deputada estadual Marta Gonçalves, dos secretários Júlio César Costa (SME), Samara Cordeiro (SDS), João Braga (SMS), entre outros.