Café com o Prefeito: Acilon anuncia melhorias para o Maringá

quarta-feira | 14/06/2017

O programa “Café com o Prefeito" desta semana teve como destaque os temas moradia, melhorias urbanas e segurança. O prefeito Acilon Gonçalves, logo de início respondeu a moradores do Conjunto Maringá sobre melhorias na localidade. A moradora Adriana Costa questionou sobre a iluminação da localidade. O prefeito observou que a Prefeitura tem um contrato de terceirização com a empresa B&Q para manter a iluminação em dia. Disse se o caso for a colocação de luminárias ou mesmo expansão da rede, que seja feita a solicitação junto a Secretaria de Obras. “Peço que envie para mim, uma cópia do pedido para que possa acompanhar e agilizar o processo”, solicitou.

Com relação a limpeza da região. Ele informou que está sendo feita a limpeza nas vias principais. “Vamos iniciar agora, após a quadra chuvosa, mutirões de limpeza nos bairros e nas ruas sem pavimentação vamos passar o patrol, para que todas as vias fiquem com boa qualidade de tráfego”, comentou.

Ainda sobre o Maringá, Acilon disse que está finalizando uma proposta de serventia para o prédio na pracinha do bairro. “O local será utilizado como Posto de Serviços. Lá as pessoas poderão marcar consultas, pedir um carro da comunidade, fazer reclamação, funcionará como uma ouvidoria do bairro. Isso vai otimizar o tempo de resposta para as demandas da comunidade”, asseverou.

O prefeito se dirigiu também aos moradores da zona fronteiriça da CE-010. “Vocês terão uma atenção especial da Prefeitura. Com a conclusão da obra, que vai ser concluída na área de Cararu e Precabura até agosto e, em sua totalidade, até o final do ano, vamos fazer as intervenções nas ruas que forem danificadas pela passagem de caminhões, e vamos asfaltar a Estrada do Coqueirinho, definitivamente, até a via de acesso ao Beach Park”, revelou.

A moradora Denise, por sua vez, solicitou a ida dos serviços dos Correios para o Coqueirinho. Acilon observou que a Prefeitura tem uma parceria, com os Correios, onde busca auxiliar com pessoal e estrutura, para a melhoria dos serviços da empresa, para que as correspondências possam ser entregues com maior brevidade e com segurança. Ele disse que está conversando com a Superintendência dos Correios para que sejam criadas

estruturas nos três principais polos populacionais do município para abrigar os serviços – no Jabuti, Mangabeira e Grande Sede. Nessa última localidade, a estrutura deverá ocupar a antiga sede do Banco do Brasil. Observou, também que a Prefeitura vai entregar 8 mil conversores para TV digital na cidade, ação que será esclarecida posteriormente.

Com relação às diversas perguntas sobre emprego, ele disse que, por intermédio de uma luta do deputado Bruno Gonçalves e do ex-prefeito Júnior foi possível manter o Sine no Município. “O Sine contata as empresas, faz seleção e treina pessoas. A Prefeitura está com seu setor de geração de emprego e renda dedicado a proporcionar que os empregos criados no município, sejam ocupados por pessoas da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Social está determinada a treinar pessoas para o mercado do trabalho. Estamos recebendo o grande equipamento que é a Fiocruz, que gerará um grande numero de empregos no Ceará,” lembrou.

Quanto a indagação feita pela moradora Denise Pinheiro sobre a inauguração do Polo de Lazer neste mês de junho. Acilon disse que sua conclusão demorará alguns dias, e que a Prefeitura vai marcar a inauguração em breve. Ele informou que a Prefeitura está finalizando a contratação da empresa que vai montar no Galpão que fica no Polo de Lazer uma estrutura de serviços, possivelmente através de uma parceria público privada, “Todo esse conjunto estará a disposição de vocês, e será entregue em duas ou três etapas até o final do ano”, comentou.

Sobre a invasão de terras no município, pergunta feita pela moradora Natália do Parque Havaí, o chefe da municipalidade eusebiense informou que o problema de invasão é algo que a Prefeitura não pode concordar, pois é contra a lei e fere princípio da propriedade. “Temos que analisar em todo o contexto. Temos dois problemas; o primeiro são terras aparentemente abandonadas, que precisam que seus donos murem e zelem por elas. Quem faz isso ganha até o incentivo de pagar menos IPTU. Ouro caso é a grande quantidade de moradores que não tem moradia. O poder público precisa olhar para eles. Estamos finalizando a criação de um programa habitacional que vai englobar os programas existentes, como aluguel social e moradia. Sou o prefeito que mais entregou casas, e queremos resgatar essa linha de atuação”, revelou.

Sobre as invasões, Acilon pediu a colaboração da população para auxiliar a prefeitura no “combate aos espertalhões” da Região Metropolitana, que utilizam pessoas de bem como escudo. “Contamos com sua colaboração cidadão eusebiense para banir essas pessoas que colocam em risco a vida das pessoas de bem. Vamos discutir o programa de habitação popular que estamos elaborando com vocês para que se sintam mais seguros”. Acilon finalizou o programa anunciando que a Prefeitura está procurando regularizar as terras devolutas, para que sejam utilizados para a construção de casas populares que serão entregues já com sues escrituras aos beneficiários.