Escola de Promoção à Vida realiza aula inaugural da turma 2024.1

quarta-feira | 24/01/2024
Fotos: Jully Lioba/PME

A Escola da Promoção à Vida (EPV) de Eusébio realizou nesta quarta-feira (24), a aula inaugural da turma 2024.1. A aula inaugural aconteu no auditório da Escola de Formação Neusa Freitas de Sá. A Escola funciona desde 2018 e abriga dois programas importantes: Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC). Os programas beneficiam jovens de 14 a 18, que estudam na rede municipal ou estadual de ensino, em situação de risco socioeconômico, com algum conflito com a lei.

Assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, responsabilidade, interesse e relacionamento social são requisitos indispensáveis para o aprendizado dos alunos na EPV. Micheline Bravo, Assessora Especial de Políticas sobre Drogas do município de Eusébio e coordenadora da Escola, pontua que a partir da aula inaugural é realizado todo o acompanhamento dos alunos. “A Escola de Promoção à Vida está preparada para receber a nova turma, a turma de 2024. Essa aula nós inauguramos uma mudança na vida dos alunos que estão chegando. E, as mudanças só acontecem no nosso município, porque temos a parceria com as secretarias, com os pais dos alunos e com os diretores e professores das escolas deles. Pois a EPV é o contra turno deles. Eu acredito que é possível transformar a vida deles. E, nós estamos do lado deles nessa nova caminhada”, disse.

Maria Andressa Silva, aluna veterana da Escola de Promoção à Vida, destaca a importância da EPV na sua vida. “Eu tenho 17 anos, faço parte da turma de veteranos da EPV e a escola tem um significado muito grande para mim. Ela transformou a minha vida, me ensina diariamente, incentivou a seguir os meus sonhos e digo aos novos alunos que aproveitem muito. Vai ter momentos difíceis, mas também vai ter momentos de alegrias”, destacou.

Ao todo, oitenta alunos entraram para a turma de 2024 e seguirão estudando por quatro anos na Escola de Promoção à Vida. Segundo o aluno novato Pedro Lucas, de 14 anos de idade, a expectativa é de novos conhecimentos. “minha expectativa é de que eu tenha mais aprendizados e conhecimentos na escola e faça novas amizades também”, disse.

Na ocasião, os secretários Rejane Sales (Segurança Pública de Eusébio), Josete Malheiros (Saúde), Lauro Leite (AMT), Israel Araújo (AMMA), Júlio César Costa (Educação), Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social) e Acilon Gonçalves (Prefeito, representado por Tamara Holanda), receberam certificados pela parceria que possuem com a Escola de Promoção à Vida.