Eusébio participa do Dia do Desafio com cidade da Guatemala, nesta quarta

quarta-feira | 31/05/2017

O município de Eusébio participa nesta quarta-feira (31) do “Dia do Desafio”, quando tentará mobilizar o maior número de pessoas para realizar, pelo menos, 15 minutos de atividades físicas durante o dia. Segundo o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação do Eusébio, André Limaverde, além da mobilização espontânea, onde cada cidadão pode realizar sozinho ou em grupos as práticas, filmar e enviar para a página do “Dia do Desafio”, no Facebook, as escolas da rede municipal do Eusébio, também participarão das atividades.

A secretária de Educação do município, Goretti Martins, observa que todas as escolas estão mobilizadas e as atividades físicas podem ser realizadas na acolhida, no recreio ou no final da aula. “Contamos com o apoio de todos para proporcionar promoção de saúde para nossas crianças, adolescentes e adultos”, destacou a secretária. Neste ano, o Eusébio estará disputando com a cidade San Sebastian da Guatemala, quem coloca mais pessoas para se exercitar durante o dia.

Ganha a cidade que contabilizar o maior número de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade física entre a 0h e 21h. No Brasil, participam 1.886 cidades.

O mote deste ano é a construção de microrredes para o incentivo da prática esportiva. “A proposta é que um amigo desafie outro, na família, no trabalho”, explicou Airton Oliveira, da gerência esportiva do Serviço Social do Comércio em São Paulo (SESC-SP), entidade que coordena o evento no continente americano. Depois de fazer a atividade, o praticante deve ligar para uma unidade do SESC para que ela conte pontos para a cidade. Também é possível registrar a participação na página do Dia do Desafio no Facebook.

Essa será a 23ª edição do evento realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. O objetivo é incentivar uma vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis, para pessoas de todas as idades. Criado no Canadá, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio. Mais de 3,4 mil cidades em 18 países participarão da 23ª edição do Dia do Desafio.

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos Departamentos Regionais do SESC em todo o país, em parceria com Prefeituras Municipais e diversos agentes mobilizadores locais.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que no ano passado o Eusébio disputou com a cidade de San Felipe, no Estado de Guanajuato (México) e venceu com o percentual de 70,69% da população (32.540 participantes) contra 50.50% da cidade mexicana que conseguiu mobilizar 14.567 pessoas. “Para este ano queremos que mais pessoas participem desse desafio que também pode ser considerado um incentivo contra o sedentarismo e a busca de cada cidadão por uma melhor qualidade de vida” observa o gestor municipal.