Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Acilon Gonçalves responde perguntas dos cidadãos no “Café com o Prefeito”

terça-feira | 30/05/2017

O prefeito Acilon Gonçalves (PEN) iniciou, nesta segunda-feira, (29), o projeto “Café com o Prefeito”, veiculado na sua Fanpage (http://bit.ly/2rfh8Ho) e na Página Oficial da Prefeitura de Eusébio no Facebook (http://bit.ly/2rcMpZk). No espaço, ele responde as perguntas dos cidadãos eusebienses sobre diversos assuntos, atinentes a administração municipal. Na sua primeira participação, Acilon afirmou que até o mês de junho a Policlínica retomará todas as especialidades médicas.

“A Prefeitura vinha realizando um trabalho de otimização do atendimento, criando um sistema de regulação mais correto, que foi concluído. O atendimento se dará através de um encaminhamento do posto de saúde que será feito pelo médico, com uma justificativa para que cidadão tenha um melhor atendimento à saúde”, frisou. A pergunta sobre o funcionamento da Policlínica foi elaborada pelos cidadãos Reginaldo Paiva, Maira Genilza Lima e Rita Helena Tavares.

Acilon observa que no “Café com o Prefeito” irá procurar um contato mais intimo e direto com o morador do Eusébio e que vai responder todas as perguntas, através do espaço ou nos outros canais da Prefeitura. Ele respondeu também a indagação feita pelo senhor Ivan Leandro, que perguntou quando será reformado o posto do Cararu.

O gestor municipal frisou que o equipamento vem sofrendo com a construção da CE-010 naquele local, que leva muita poeira e muito desconforto aos usuários do posto. “Estamos aguardando a conclusão desse trecho da via, o que ocorrer até o final de agosto próximo. Logo após será feita toda a limpeza, reforma do que necessitar e reorientação na dinâmica do posto, pois teremos uma nova realidade naquela área. O posto ficará de um lado da pista e a comunidade de outra. Vamos buscar a melhor forma para atender as comunidades do Cararu e da Precabura”, esclareceu.

O prefeito também respondeu uma pergunta sobre falta de medicamentos nos postos, feito pela cidadã de nome Denise, moradora do bairro Jabuti. Segundo ele, os medicamentos da atenção básica e da atenção secundária (especializada), com ênfase na psiquiatria, são adquiridos pelo governo do Estado. Revelou que até agora o município só recebeu 30% dos produtos solicitados no primeiro trimestre.

“Estamos fazendo uma licitação para comprar diretamente pela Prefeitura, sem o caminho do Estado, para que mesmo o Estado atrasando o medicamento, o cidadão não sinta falta do mesmo. Nós que estamos acompanhando toda essa dificuldade, temos feito de tudo para que os medicamentos para o controle de diabetes e controle de hipertensão não faltem. Oriento aos moradores que, ao sentirem falta desses medicamentos nos postos procurem a Farmácia Central, pois através dela não deixaremos faltar esses medicamentos”, destacou.

Já em reposta a Regilânia Colares, que cobrou a inauguração do posto de saúde do Novo Portugal, Acilon frisou que a unidade está precisando, ainda, de equipamentos básicos, como birô, estantes, balanças, que ainda não chegaram ao município. Posteriormente, revela que com a contratação de profissionais de saúde, o local será colocado em funcionamento. “Não é só a inauguração de um prédio que vai funcionar a saúde, ela requer toda uma logística, principalmente recursos humanos. Estamos finalizando isso e logo-logo, possivelmente antes do mês de outubro vamos inaugurar a nova unidade de saúde da família do Novo Portugal, desafogando os postos do Olho D’água e Timbú e levando benefícios para o Pires do Façanha e Novo Portugal”, esclareceu.

O prefeito observou que sua gestão tem uma preocupação toda especial com a infraestrutura do município. Ele aproveitou a deixa para se dirigir à senhora Helenice Sousa, que perguntou quando serão asfaltadas as ruas do bairro Jabuti. Acilon observou que tem feito um trabalho dinâmico em todos os anos que está à frente da administração naquela localidade, e reconhece que algumas ruas estão precisando de pavimentação em pedra tosca. Ele garantiu ruas serão calçadas e outras receberão asfalto. “Primeiro vamos resolver o problema de algumas ruas que não tem calçamento e estamos com um processo de licitação com esse intuito. Logo após, vamos buscar asfaltar outras ruas, que já contam com pavimentação em pedra tosca. Dessa maneira nós iremos trazer benefício ao bairro com uma rapidez maior”.

Ao senhor Vilamar Sousa, que indagou sobre a pavimentação da Rua Ana Maria Sousa, Acilon afirmou que aquela via ainda não foi asfaltada, porque a Cagece não deu uma solução para o problema de saneamento da rua. “Esperamos que isso seja feito. Mas caso a solução demore muito vamos fazer um tratamento de base e colocar o calçamento, pois melhora o trafego de veículos no local”.

O chefe do Executivo eusebiense respondeu, também, a pergunta feita por Sara Macedo sobre a infraestrutura do loteamento “Paraíso do Eusébio”. Segundo ele, a local precisa de um investimento muito forte na sua infraestrutura. “Iremos logo agora, assim que terminar o mês de junho, posto que geralmente a quadra invernosa se estende até julho, fazer a retirada total do mato, para descobrir algumas ruas que receberão pavimentação em pedra tosca”, disse.

Ele afirmou que todas as ruas, tanto do Paraíso do Eusébio, quanto da Rua Antonia Sá e Silva, onde estão casas populares entregues pela prefeitura, receberão o calçamento. O gestor pediu a compreensão da população, pois esclareceu que toda infraestrutura depende de recursos e principalmente do acompanhamento do processo licitatório, de forma transparente. “Otimizando esses recursos, através do barateamento dos custos, iremos realizar mais com menos dinheiro” revelou.

A moradora Vânia Teles fez uma pergunta a respeito da passarela de pedestres que seria instalada na altura do Shopping Eusébio Open Mall, na CE-040. Acilon observou que o equipamento já foi liberado e licitado pelo Governo do Estado, no entanto, esclarece que em licitação, há sempre perdedores que contestam, mas que o assunto já está sendo solucionado. Segundo ele, serão duas passarelas que deverão ser implantadas, uma próxima ao semáforo, em frente a Ceará Segurança, e outra de acesso ao Shopping.

Ele frisa, no entanto, que as mudanças advindas da conclusão da CE-010, que é um marco muito grande para o desenvolvimento do município, trarão um impacto a toda a região. Revela que no cruzamento da CE-010 com a CE-040, serão construídos um girador e viadutos, ocasionando uma enorme transformação no tráfego da região e com isso, apenas duas passarelas não serão suficientes. Entende que uma terceira passarela deve ser erguida para dar acesso ao Colégio Farias Brito.

“Isso tudo deve ser bem estudado através de um Relatório de Impacto sobre Trafego, que tem que ser feito sempre que há um empreendimento que modifica muito o tráfego de veículos. Isso nós estamos acompanhando rigorosamente junto com a AMMA (Autarquia Municipal de Controle Urbano e Meio Ambiente) e a AMT (Autarquia Municipal de Trânsito) e teremos até o final do ano a instalação de duas ou de três passarelas na CE-040”, concluiu.