UPA tem aumento de 20% nos atendimentos devido os casos de arboviroses

quarta-feira | 24/05/2017

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Eusébio teve um aumento de cerca de 20% no número de pacientes nos últimos três meses. O secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Ramalho, diz que a razão principal é o aumento de casos de arboviroses, destacando que a grande maioria de pacientes acometidos de Dengue, Zica e Chikungunya são originários de outros municípios.

Ele observa que a UPA originariamente deveria atender pacientes de Eusébio e Aquiraz, mas a unidade está atendendo pacientes de outros municípios também, entre os quais: Horizonte, Fortaleza, Itaitinga e inclusive de outros estados. Com um maior número de pacientes, o município também teve que investir mais em equipamentos e insumos. “Em dois dias foram consumidos mais de mil litros de soro”, observou.

“A Unidade chega a atender 200 pacientes/dia e agora teve uma demanda forte, mas com a redução do período chuvoso o número de casos também caiu”, declarou. Ele destaca que nesse período foi notificado um caso de dengue; um de Zika e 44 de Chikungunya, no município. Mário Lúcio esclarece que as notificações, apesar de feitas na unidade de Eusébio, são referentes, em sua maioria. de pacientes de outras cidades, que utilizam o endereço de amigos e parentes para serem atendidos no Eusébio.

O secretário observa que o índice de infestação predial está em 0,65%, bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. “Continuamos com as visitas domiciliares, engajamento das escolas e unidades de saúde para alertar à população a eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti e assim evitarmos o surgimento de novos casos das doenças que ele transmite”, ponderou.

O Prefeito Acilon Gonçalves (PEN) pontua que a população também deve estar ciente que diversos procedimentos podem ser resolvidos nos postos de saúde e que a UPA deve ser preservada para casos de urgência. “O fato é que a grande maioria desses pacientes, que deveria procurar os postos de saúde do município, acaba se deslocando para a UPA, causando superlotação da unidade e prejudicando o atendimento do público alvo do equipamento, que são os pacientes de urgência e emergência. Nossos postos têm amplas condições, equipamentos e pessoal treinado para atender os pacientes sem urgência médica”, assevera.