Coordenadoria de Saúde Bucal entrega relatório do Programa Sorriso Maior na SME

quarta-feira | 15/05/2024
Fotos: Levy Oliveia/PME

Nesta quarta-feira (15), a Coordenadoria de Saúde Bucal do Eusébio entregou na Secretaria Municipal de Educação (SME) o relatório quadrimestral do Programa Sorriso Maior – Núcleo Escolas.  De fevereiro a abril deste ano a equipe do Sorriso Maior, composta por quatro odontólogas visitou 18 escolas municipais para analisar a saúde bucal dos alunos.

A análise é feita por dentistas profissionais onde verificam se o aluno possui cárie ou se precisa do uso de aparelho ortodôntico. Após análise, caso seja preciso o aluno será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) para o tratamento adequado. Os pais ou responsáveis pelo aluno entregam o encaminhamento para o dentista da UBS.

Paulo Monteiro, coordenador de Saúde Bucal do Eusébio destaca o prazo para o atendimento após encaminhamento. “Após a entrega do encaminhamento do aluno, a UBS tem até uma semana para marcar esse tratamento, pois o aluno tem prioridade”, disse.

Confira os dados após análise das profissionais do Programa Sorriso Maior.

Fevereiro: 1.245 alunos analisados e 396 encaminhados para tratamento na UBS;

Março: 1015 alunos analisados e 377 encaminhados para tratamento na UBS;

Abril: 1.4007 alunos analisados e 529 encaminhados para tratamento na UBS.

As Escolas que tiveram a visita da equipe do Programa Sorriso Maior foram:

CEI Edmilson Pinheiro
CEI Alison Silva dos Santos
Escola Raul Tavares Cavalcante II
Josefa Sá
Raul Tavares Cavalcante I
Mundo Encantado da Criança
Escola Oscar Feitosa de Paiva
Escola Santa Clara
CEI Francisco José Façanha da Silva
Escola do Largão
CEI Timbú
Escola Eduardo Alves Ramos
CEI Francisco José dos Santos
Escola Maria de Fátima Façanha da Silveira
Escola Erotides Melo Lima
Escola Izídio José Campina
CEI Teresinha Campina Braúna
Escola Lucimar Gomes da Silva

O Programa Sorriso Maior – Materno Infantil Odontológico de Resultados tem por objetivo proporcionar orientações, promoção e prevenção para a mãe e criança; assegurar três consultas durante a gestação e tratamento concluído; assegurar uma consulta de seis em seis meses para a criança/adolescente até completar 12 anos de idade, sem nunca ter passado por uma experiência com a doença cárie e periodontal; favorecer a formação de uma geração que nunca precise retirar um dente e tenha sempre a boca saudável e o sorriso de bem estar.