Alunos das Escolas Izídio José Campina e Francisco Tavares recebem certificados do curso do Proerd

quarta-feira | 26/06/2024
Fotos: NUTE/PME

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Departamento de Programas e Projetos (DEPP) realizou nesta quarta-feira (26), a cerimônia de formatura dos alunos da Escola Francisco Tavares e Izídio José Campina, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Ao todo, 60 alunos do 6º ano de cada escola participaram das aulas que foram ministradas pelo Sargento da Polícia Militar Leandro Pereira da Silva.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi implantado no Estado em 2001 através da Polícia Militar do Ceará. O Proerd atua desde 2009 no Eusébio. Jéssica Soares, socióloga e coordenadora do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Educação destaca que o curso é fundamental para o crescimento dos alunos. “O curso é muito importante por que a gente observa o aumento da criminalidade e é fundamental as crianças estarem protegidas através do conhecimento e dentro da escola. É fundamental para que elas cresçam como bons cidadãos. O Proerd ensina a dizer não às drogas, a dizer não à violência, a dizer não ao bullying. Estamos analisando quais escolas irão participar do Programa Educacional de Resistência às Drogas no próximo semestre, pois muitas querem participar”, destacou.

Os alunos tiveram aulas sobre: considerar as consequências; resistência as pressões de grupos; valorização da autoestima; controle de tensão; solução pacífica de conflitos; influência dos meios de comunicação e busca de modelos positivos de vida, sempre visando a prevenção da violência e do uso de drogas e do combate ao bullying. Ao final da solenidade, os alunos receberam certificado de participação e também um kit pedagógico.