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IPME cria Programa de Preparação para Aposentadoria

sexta-feira | 01/11/2024
Foto: Ilustrativa/Arquivo PME

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Eusébio (IPME) criou o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O Programa de Preparação para Aposentadoria dos Servidores de Eusébio (PPA-Eusébio) foi criado pela Portaria/IPME nº 016, de 03 de maio de 2024. O objetivo principal do PPA é o de promover uma compreensão ampla e qualificada do sistema de Previdência e preparar os servidores para uma transição consciente e planejada para a aposentadoria.

Etapas do PPA

1ª Etapa: Treinamento interno dos servidores do Instituto de Previdência do Município de Eusébio/CE (IPME), visando ao aprimoramento de competências em aspectos técnicos, legais e de atendimento ao público, com o intuito de otimizar a qualidade do serviço prestado aos segurados. Essa primeira etapa foi concluída, no mês de junho.

2ª Etapa: A partir de uma alteração no PPA-Eusébio realizada pela Portaria/IPME nº 025, de 18 de outubro de 2024. Essa etapa consiste na produção e divulgação de vídeos educativos sobre o sistema de previdência social, os direitos previdenciários e o planejamento para a aposentadoria. Essa etapa específica está em andamento.

3ª Etapa: Realização de atendimentos individualizados, mediante agendamento, oferecendo orientações personalizadas aos servidores municipais, em conformidade com as necessidades e particularidades de cada um, assegurando um processo de transição para a aposentadoria bem-informado e estruturado.

Plínio Bezerra Câmara Campos, Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Eusébio destaca o motivo da implantação do PPA. “O PPA é um programa que envolve a educação previdenciária, que é algo que o próprio Ministério da Previdência estimula que os regimes próprios realizem medidas de educação previdenciária, por isso iniciamos esse programa. Já estamos realizando alguns atendimentos personalizados, mas a ampla divulgação dessa etapa está prevista para o próximo ano. Nos atendimentos individualizados a gente leva em consideração todo o histórico do servidor, para que possamos analisar bem como vai ser a aposentadoria do servidor”, destacou.

Agendamentos

Os atendimentos personalizados devem ser agendados previamente através do telefone do Setor de Atendimento e Perícia do IPME, que é: (85) 98159.6242