Projetos realizados pela Secretaria de Esporte e Juventude de Eusébio beneficiam mais de 3 mil atletas

quinta-feira | 04/05/2017

Os projetos realizados pela Secretaria de Esportes e Juventude, da Prefeitura Municipal de Eusébio, beneficiam mais de 3 mil atletas eusebienses, nas diversas modalidades. O esporte é utilizado pela administração, como uma ferramenta de agregação, formação cidadã e de desenvolvimento pessoal, conforme afirma o prefeito Acilon Gonçalves (PEN). Ele observa que o setor está recebendo todo o apoio administrativo para desenvolver as atividades de promoção do esporte e lazer, que na sua visão são fundamentais para a qualidade de vida saudável que os moradores do município vêm conquistando nos últimos anos.

Dois projetos se destacam, entre os promovidos pela Secretaria de Esportes e Juventude, um é o “Karatê para Todos”, realizado nos quatro Polos de Atendimento a Juventude (Parque Havaí, Mangabeira, Jabuti e Santo Antônio) e na rede municipal de ensino, durante o período integral. São mais de 700 alunos beneficiados. “Nas escolinhas eles aprendem noções de cidadania e do respeito às leis que são fundamentais para a formação do caráter”, afirma o secretário de Esporte e Juventude, Michel Coelho.

Outro projeto de grande envergadura é a Escolinha de Futsal, que é realizado no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá, com mais de 300 participantes. A Escolinha de Jiu Jitsu, conta com 60 alunos nas aulas ministradas no Estádio Municipal, mas a Secretaria já planeja levar o esporte para as comunidades. A Escolinha de Capoeira tem núcleos no Olho D’água, Timbú e no Estádio Municipal.

A febre que vem movimentando pessoas de todas as idades, sem dúvida é o projeto “Eusébio Ritmos”, com aulões de aeróbica, jazz, forró, entre outros. O projeto é realizado no Estádio Municipal que chega a atender mais de 350 pessoas. No Estádio municipal ainda são ministradas aulas de Bicocross, para uma média de 60 alunos e Funcional, que tem em torno de 50 alunos.

Além disso, a Secretaria apoia as seleções de Futsal Adulta, Futebol de Campo, Futebol Master e as seleções de Handebol masculina e feminina. Essas duas últimas seleções, por sinal, são destaques no cenário esportivo cearense na atualidade. Segundo Michel Chokito, a seleção de Handebol Masculina sagrou-se, no último final de semana, campeã da Copa Juazeiro de Handebol Luiz Humbemar e a seleção Feminina foi vice-campeã.

Michel revela ainda que a Secretaria está com algumas competições em andamento, tais como: a Copa de Futebol de Campo Adulto; Copa de Futebol Master 02; Copa de Futebol de Base – Sub 9, Sub 11, Sub 13 e Sub 15 e já prepara o Campeonato Eusebiense de Futebol de Campo para o segundo semestre. A competição movimenta equipes de todo o município nas categorias Principal, Aspirantes e Master.

Manutenção

Atualmente, a Secretaria de Esportes e Juventude conta com uma equipe de manutenção e marcação dos estádios de futebol do município. O trabalho foi feito no Estádio Municipal Raimundo Rola, e foram adquiridas quatro traves novas e outras localidades. A Secretaria aguarda sinal verde da Prefeitura para realizar a reforma da praça esportiva.

Michel observa, ainda, que está sendo ministrado, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, o Curso de Formação em Arbitragem, pelo presidente do Sindicato dos Árbitros do Ceará, João Lucas, para um público de 50 pessoas, que deverão compor o quadro de árbitros da Secretaria para os diversos campeonatos e copas patrocinados pela pasta.