Prefeito Acilon reúne população para debater a segurança pública no Eusébio

quinta-feira | 30/03/2017

A população do Eusébio foi convidada a participar de uma reunião para discutir a situação de segurança do município. O encontro aconteceu na noite dessa quarta-feira (29), no ginásio coberto da EscolaNeusa Freitas de Sá. Participaram do encontro; o prefeito Acilon Gonçalves, o deputado estadual Bruno Gonçalves, o vice-prefeito Paulo César Feitosa, o tenente-coronel Gilvan Araújo, comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 9, o secretário de Segurança Pública do município, Lauro Leite, a presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Vanda Morais, demais vereadores e secretários, autoridades policiais, empresários e população em geral

Acilon destacou que o Eusébio foi uma das primeiras cidades do Brasil que criou uma Secretaria de Segurança Municipal, exemplo seguido depois por outros municípios. Ele observa que diante da onda de assaltos e crimes que têm ocorrido no município, buscou audiências com o Secretário de Segurança do Estado, André Costa, na sexta-feira passada, e com o governador Camilo Santana, quando apresentou a realidade e cobrou atitudes do Governo do Estado. De acordo com a Constituição a responsabilidade da Segurança Pública é do Estado, mas cabe a qualquer cidadão responsável colaborar com o setor, por isso que a Prefeitura de Eusébio investe na Guarda Municipal, que tem resultado numa maior segurança”, revelou.

O gestor municipal disse que nos encontros obteve algumas respostas, como a cessão de mais duas viaturas para a Polícia Militar no Eusébio, já que duas estão quebradas e o policiamento só contava com uma. Além disso o secretário André Costa prometeu mais policiais. Acilon disse que esteve também com o comandante da Polícia Militar coronel Viana, que prometeu a realização de “saturações”, no Eusébio, ou “inundações”, como estão sendo chamadas as ações policiais que realizam varreduras na cidade.

O deputado Bruno Gonçalves, que acompanhou o prefeito nas audiências, observou que no Eusébio, a Guarda Municipal dá um grande suporte as Polícias Militar e Civil. Disse que fez um discurso duro, firme, mas leal, na Assembleia falando da situação de falta de segurança no Eusébio, que motivou a reação do Governo que começou a olhar para a situação. Ele destacou que nesse primeiro mandato do governador, o Estado vai contratar mais 4.200 policiais militares, 250 viaturas novas, sendo que de três a cinco serão destinadas ao Eusébio e será criado um Batalhão do Raio no Eusébio até dezembro. “Os bandidos têm medo do Raio, pois os agentes atuam de forma dura. ”

Bruno pontuou que foi realizada uma reunião com o secretário Lauro Leite, o Tenente Coronel Gilvan Araújo e o Coronel Paulo Sérgio, junto com o comandante geral da Polícia Militar, com sua participação, onde foram acertadas as arestas para que todos trabalhem juntos em prol da sociedade.

Acilon colocou à disposição da Polícia Militar a oficina da Prefeitura para consertar as viaturas quebradas. “Vamos nos próximos 60 dias equipar a Guarda Municipal, para que ela possa ajudar a Polícia Militar. Vamos, durante esse período, ajudar a na recuperação das viaturas das Polícia para que elas rodem. Vamos ampliar o vídeo monitoramento, até do final do ano, passando de 8 para 32 câmeras. Vamos colocar vigilantes eletrônicos, em até 75% nos prédios públicos, com câmeras com giro de 180º e pedir aos condomínios e residências, que possuem câmeras de monitoramento, que se integrem ao sistema municipal. Portanto serão três sistemas que vão auxiliar na resolução rápida dos crimes, “ concluiu.

Falaram, ainda, o vice-prefeito Paulo César Feitosa, o Tenente Coronel Gilvan Araújo, o Secretário de Segurança do município, Lauro Leite e depois foi concedida a palavra para os populares presentes na reunião, considerada bastante positiva por todos os presentes.