Prefeito Acilon Gonçalves convida população para discutir segurança no município nesta quarta

quarta-feira | 29/03/2017

O Prefeito Acilon Gonçalves realiza, nesta quarta-feira (29), uma reunião no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá (Rua Irmã Ambrosina, 266, Centro) para debater a questão da segurança no município. O encontro marcado com a população tem início previsto para as 19 horas. O prefeito observa que há uma necessidade do Governo do Estado e os órgãos de segurança pública despertar, no sentido, de buscar soluções para a problemática, que afeta não somente o Eusébio, mas toda a Região Metropolitana de Fortaleza, o Estado e País, como um todo.

Ele observa que as medidas adotadas para o Eusébio pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não têm sido suficientes para conter a criminalidade, e a população está apavorada com o crescimento da violência.

“Em dezembro de 2016, encaminhei ofício ao então secretário da Segurança, Delci Teixeira, pedindo providências. Entre os dias 5 a 17 de dezembro, aconteceram 12 homicídios na Cidade, entre as vítimas estava um adolescente saindo do Grupo de Arte e Cultura, às 15 horas, em frente à delegacia, com mais de 20 tiros”, observou o prefeito.

Disse, ainda que em um período de seis dias, ocorreram sete assaltos no entorno da delegacia local e não houve nenhuma prisão. Pontuou que um terreno da cidade, área de preservação ambiental, foi invadido por cerca de 200 pessoas, sendo que a maioria teria passagem pela Polícia. A Prefeitura entrou com liminar para reintegração de posse, mas por falta de uma assinatura do chefe do gabinete do governador, Élcio Batista, autorizando a ação da Polícia, os invasores derrubaram a liminar e continuam no terreno.

Acilon esteve reunido com o atual secretário de Segurança do Estado, André Costa, na sexta-feira passada quando apresentou a situação atual do município e nesta segunda-feira levou as demandas ao governador Camilo Santana.

Acilon destaca que a Prefeitura de Eusébio foi a primeira a criar uma Secretaria Municipal da Segurança no Estado, sendo hoje exemplo para diversos municípios do Ceará e de outros estados, que buscam conhecer a experiência do município na área. Observa que a Secretaria conta hoje com 179 guardas, 11 motocicletas, oito viaturas e mais de 30 câmaras videomonitoramento espalhadas pela cidade, que auxiliam nas ações visando a segurança dos cidadãos, além de um telefone gratuito exclusivo, que é o 153, que tem como objetivo receber denúncias e alertas da população, para reduzir a criminalidade no município. O Eusébio é o único município do Estado que possui esse serviço.

“A Prefeitura vem fazendo sua parte, inclusive auxiliando as ações da Polícia Civil e Militar no município. Mas precisamos ter um suporte do Governo do Estado, pois a Polícia da cidade tem poucos agentes e suas viaturas estão quebradas”, concluiu.