Secretaria de Cultura, APAE e NAMME comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

quinta-feira | 23/03/2017

A Secretaria de Cultura e Turismo do Eusébio (Secult), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Município (APAE) e Núcleo de Atendimento aos Meninos e Meninas de Eusébio (NAMME) realizou nesta terça-feira (21), no Dia Internacional da Síndrome de Down, uma atividade recreativa com crianças e jovens especiais atendidos pelos dois órgãos. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos portadores de Down na sociedade.

A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo realizou atividades de entretenimento, como pintura de rosto e brincadeiras de roda com os alunos da instituição. Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, foi um momento de descontração e alegria para os presentes que participaram da manhã festiva na sede da APAE, com a presença da equipe de profissionais e familiares.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que o NAMME e a APAE atendem jovens e crianças com atividades de estimulação precoce, Terapia Ocupacional (TO), Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educação Física, atendimento pedagógico, AEE e TEA (para pessoas autistas). Ele destaca a importância das atividades de integração das pessoas com necessidades especiais com a sociedade. “O evento teve também a intenção é chamar a atenção da sociedade sobre o preconceito ainda existente e buscar dar dignidade a essas pessoas”, observou.

No Eusébio, o trabalho com crianças especiais foi iniciado pela APAE. Posteriormente a Prefeitura encampou a ideia, e criou o NAMME. “Hoje, são atendidos pelo município mais de 400 alunos que têm todas condições de conquistar autonomia e respeito na sociedade”, pontuou o prefeito.

Dia Internacional

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21/03), e faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas portadoras da Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E.

Antonarakis, da Universidade de Genebra. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.