NASF realiza ação de conscientização sobre DST/Aids no Eusébio Open Mall

quinta-feira | 23/02/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, realizou, nesta quinta-feira (23), por intermédio das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) do Timbu e Lagoinha, juntamente com os Agentes de Saúde do Adolescente (ASA), mais uma ação de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis. A atividade foi realizada no Shopping Eusébio Open Mall.

Os integrantes dos Núcleos distribuíram folders informativos e preservativos masculinos e femininos com os motoristas e pedestres que circulavam pelo Shopping durante a manhã. Segundo a nutricionista do NASF do Timbu, Luana Braga, o tema da atividade e a entrega de preservativos se deram por conta do período de festas de carnaval que se aproxima. Profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família do Amador também estiveram presentes no local.

O objetivo da atividade foi chamar a atenção da população com relação aos cuidados que se deve ter durante o período que se aproxima e esclarecer sobre o sexo seguro. A atividade teve boa repercussão junto à população, já que o Shopping Eusébio Open Mall conta com um grande fluxo de pessoas, durante todo o dia.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho Martildes,destaca que a ação é relevante, no momento que chama a todos para a responsabilidade com relação a doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Em sua opinião, não somente em períodos como carnaval, mas durante todo o ano, esses alertas devem ser proporcionados para haja uma prevenção maior.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Prefeitura tem realizado ações desse tipo em diversos eventos de grande porte, dentre eles, o carnaval e o período junino. “Inclusive realizamos uma campanha anual sobre o assunto”. Ele observa que, em contrapartida, a população deve colaborar buscando informações e se prevenindo contra as doenças.