Grupo M. Dias Branco realiza ações de sustentabilidade na comunidade de Eusébio

segunda-feira | 23/01/2017

A maior empresa de gêneros alimentícios do Ceará, com sede na cidade de Eusébio, a M. Dias Branco S.A. presente no mercado de alimentos brasileiro há mais de 60 anos, segue o desafio proposto pela Prefeitura de Eusébio e vem implantando projetos de sustentabilidade em sua sede no município, que conta com uma Fábrica de Biscoitos, Massas, Moinho de Trigo e Fábrica de Torradas. Em 2015, a indústria formou times de melhoria com foco em redução no consumo de água, visando a conscientização para o consumo racional.

A área também trabalha na medição do uso da água pluvial na unidade de Eusébio com a elaboração de metodologia para estabelecimento de Balanço Hídrico na unidade. Conforme a empresa, o consumo médio de água por tonelada de produto produzido em 2015 foi de 0,51 m3. Além do uso consciente, a Fábrica Fortaleza, tem realizado o projeto de reuso de água, que teve grande avanço na Companhia, na unidade de Eusébio o índice de reuso chegou a 39%. Um aumento de 16,4% com relação ao ano anterior.

Quanto a eficiência energética, a Unidade de Eusébio tem desenvolvido ações que resultaram em uma economia de cerca de R$ 631 mil ao ano. Outra medida que vem sendo realizada pela Fábrica é a de aproximação com a comunidade do entorno, visando a participação da população em projetos de sustentabilidade do meio ambiente. Foi realizada a implantação do programa de voluntariado na Escola Manoel Ferreira Gomes, situada ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. A Companhia realiza avaliações de impactos ambientais e monitoramento contínuo com a comunidade.

Desde o ano de 2015, tem sido realizada a aproximação com lideranças das comunidades, doações de produtos e patrocínio de alguns eventos de caráter social e esportivo. O prefeito Acilon Gonçalves destaca a grande contribuição que a Fábrica Fortaleza tem dado ao município ao longo de seus 37 anos em solo eusebiense. Mesmo antes de sua emancipação política, o Eusébio já recebia os benefícios da presença da empresa na região.

Hoje, o grupo M.Dias Branco, segundo Acilon, tem realizado projetos em parceria com o município, como é o caso da construção da Praça do Polo de Lazer, no Centro da Grande Sede, que receberá o nome de Francisco Ivens de Sá Dias Branco, em homenagem ao industria controlador do grupo M.Dias Branco, falecido em junho do ano passado. A parceria público privada, entre a prefeitura e o Grupo M. Dias Branco, foi possível devido a lei “Adote o verde, adote uma praça”, criada ainda na gestão anterior de Acilon a frente do município.