Eusébio tem situação de emergência decretada devido à seca

terça-feira | 17/01/2017

O Governo do Ceará decretou situação de emergência em Eusébio e outras seis cidades da região metropolitana devido à seca, que já dura pelo menos cinco anos no estado. O decreto atinge também os municípios Fortaleza, Aquiraz, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú e Maranguape. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (13).

O Estado já totaliza 137 o número de municípios cearenses em situação de emergência por estiagem ou seca decretada pelo Governo do Ceará, o que representa 74,4% do território. Com o reconhecimento da situação de emergência, o Eusébio terá garantida a realização de ações emergenciais implementadas no Estado para atendimento da população afetada pela falta de água. Além disso, a Prefeitura poderá solicitar o apoio do Governo Federal para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água.

O Município terá que mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil. Com a situação reconhecida, O Eusébio, também poderá contar com linhas emergenciais de crédito para amenizar as perdas econômicas nas áreas atingidas pelo período de seca.

O prefeito Acilon Gonçalves (PEN), observa que a Prefeitura vem realizando ações visando garantir água para a população, mas solicita aos munícipes que façam sua parte, economizando nesse período de estiagem para que o abastecimento não seja comprometido. Ele observa que há uma grande esperança de que a situação mude nesse início de ano, com um bom período de inverno, mas enquanto isso não se concretiza “que todos possam dar sua parcela de contribuição”, pontuou.