Governo anuncia conclusão da CE-010 para julho deste ano

segunda-feira | 16/01/2017

A obra de duplicação da rodovia CE-10, que vai do viaduto da CE-025 (Maestro Lisboa) até a CE-040, dentro do território do Eusébio, será concluída em julho deste ano. A informação é do Departamento Estadual de Rodovias (DER) que concluiu neste mês, a primeira etapa da obra de 13 quilômetros, que vai da Ponte sobre o Rio Cocó (Sabiaguaba) até a CE-040, e já foi liberada para tráfego.

As frentes de serviço, segundo o DER, ficarão concentradas do viaduto até a CE-040, que tem a 8,2 km e passa dentro do município de Eusébio. Essa segunda etapa está com 70% dos serviços de executados. A CE-010, quando estiver concluída terá a extensão total de 13,18 quilômetros e pistas de rolamentos de 6,30 m cada, totalizando 12,60 m. A obra envolve recursos da ordem de R$ 54.216.172,25.

A rodovia CE-010 servirá como rota de caminhões que fazem o transporte de cargas pesadas entre os portos do Mucuripe e Pecém. Além disso, o trecho impactará diretamente no deslocamento e acesso ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde – PITS, em instalação no bairro Precabura, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que com a rodovia, a distância entre o Eusébio e a Praia do Futuro será reduzida de 30 para 4 minutos. Ele observa que a área que margeia a nova rodovia foi transformada em Área Especial de Desenvolvimento Econômico Comercial e de Serviços (AECS), criada pela lei nº 995 de 27 de abril de 2011.

Ele observa que a medida facilitará a criação de novos empreendimentos em seu percurso, criando um novo polo de desenvolvimento no município. A nova rodovia prevê canteiros centrais, acostamentos, retornos, ciclovias laterais e nova sinalização.