Estação Elevatória da Fiocruz tem obra suspensa e comunidades comemoram

quinta-feira | 12/01/2017

Uma audiência pública realizada na quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Eusébio, teve como tema de discussão a obra de uma estação elevatória para lançamento de efluentes tratados oriundos da estação de tratamento – ETE da unidade da Fiocruz no Rio Pacoti. A obra preocupava as comunidades da Precabura e Mangabeira com relação a uma possível poluição do Rio.

Segundo o vice-prefeito de Eusébio, Paulo César Feitosa, o encontro foi um sucesso. “Prevaleceu o bom senso e o respeito ao meio ambiente. A obra da Estação Elevatória não será feita e o reúso da água reciclada será 100% absorvida pela Fiocruz”, afirma Paulo César.

Os moradores lotaram a sede da CME, com faixas e cartazes solicitando a paralisação da obra, pois temiam prejuízos ao meio ambiente envolvendo aquele manancial. O ato teve início às 10 horas e se estendeu até o meio-dia. O trecho que ocasionou os principais debates com a comunidade local foi o da Rua Ramiro Abreu, que fica a poucos metros da área de mangue do Rio Pacoti.

De acordo com o vice-presidente da Colônia de Pescadores Z-28, do Eusébio, Raimundo José Nunes de Melo, as obras avançaram até 35 metros na aproximação da faixa de primeira categoria do Rio.

Já o engenheiro civil Aldeci Júnior, observou que diante da importância da Fiocruz e pelo compromisso ambiental da instituição em obter o selo Acqua, concedido apenas para entidades que preservam o meio ambiente e a qualidade da água, certamente que a canalização não apresentaria nenhum risco ambiental. Ele informou que o projeto inclui todo o tratamento da água e apenas o excedente também tratado é que chegaria até o Rio.

Após o apelo da Prefeitura e da comunidade, a Fiocruz junto com o Governo do Estado decidiram então por tratar toda a água em uma estação de tratamento dentro da própria instituição e a água tratada será reutilizada pela própria entidade na irrigação de plantas e outros fins.

Além do vice-prefeito, que representou o prefeito Acilon Gonçalves no evento, estiveram presentes vereadores e vereadoras, técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado, da Cagece, da Semace, o Secretário de Obras de Eusébio, Sebastião Albuquerque, o Presidente AMMA/Eusébio, Celso Rodrigues, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, representantes da Colônia de Pescadores Z-28, da Associação de Moradores das Precabura (AMAPRE), lideranças e a população das comunidades que seriam afetadas.