Unidades Básicas de Saúde de Eusébio estão engajadas no Outubro Rosa

quinta-feira | 27/10/2016

As Unidades Básicas de Saúde do Eusébio estão engajadas na Campanha Outubro Rosa de 2016, que tem por objetivo alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. Em todas as unidades estão sendo realizadas palestras sobre “A Importância da Prevenção e Diagnóstico o Precoce do Câncer de Mama e Colo de Útero”.

As palestras já foram realizadas no Posto das Guaribas, no dia 19; Urucunema, dia 20; Autódromo, dia 21; Lagoinha, dia 25; Parque Havaí, dia 26 e Amador, que ocorre nesta quinta-feira, dia 27. A palestra foi realizada, ainda nas Unidades do Cararu e do Timbu. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família da Sede e pela Equipe de Saúde da Família do Amador, por sua vez, realizaram um encontro do grupo de gestantes “Ser Mãe”, que abordou o tema “nutrição da gestante e do bebê.”

Já a Unidade Básica de Saúde da Mangabeira promoveu uma caminhada em parceria com o Polo de Atendimento Dolores Alcântara, Nasf Timbu, Escola Paulo Sá, Escola Otoni Sá e a Creche Maria Zuleide Rocha, no intuito de Conscientizar e Alertar as Mulheres no combate ao Câncer de Mama.

No domingo, dia 30 de outubro, às 8 horas, será realizada a Corrida pela Saúde da Mulher, com percurso de 2’Km, com saída da Avenida Eusébio de Queiroz, em frente ao Polo de Lazer e retorno ao mesmo local. Serão premiadas as três primeiras colocadas em cada categoria.

O Prefeito Júnior observa que a campanha tem grande importância para alertar as mulheres sobre a necessidade do diagnostico precoce. Ele enfatiza que as Unidades de Saúde realizam ações de prevenção durante todo o ano e proporcionam às mulheres acesso a exames e tratamento. “O câncer de mama é o tipo mais comum nas mulheres do Brasil. Também pode ocorrer nos homens, mas é raro. Nesta doença, as células mama se multiplicam de forma anormal, formando um tumor”, pontua.

Ele enfatiza que toda mulher com 40 anos ou mais, deve realizar o exame clínico das mamas anualmente. “Esse exame é feito por um médico ou enfermeiro treinado em um ambulatório, posto de saúde, e pode identificar alterações nas mamas. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenha sintomas”, finaliza.