Eusébio encerra a VII Campanha Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas

quarta-feira | 29/06/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, encerrou nesta terça-feira (28), a VII Campanha Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. O evento foi realizado na sede do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas, com mostra cultural, oficinas e comemoração junina.

O evento contou com a parceria do CAPS-AD da Regional VI, de Fortaleza, que trouxe o grupo “Batuque da Liberdade”, que apresentou músicas regionais aos presentes. Segundo a assessora de Políticas Sobre Drogas, Micheline Said, como o tema da campanha deste ano a “Arte que Cura, atuando na prevenção do uso de drogas”, foi possível fazer essa parceria com órgão da capital.

Além da quadrilha junina, os alunos das escolas municipais apresentaram o resultado das oficinas realizadas nas unidades escolares que utilizaram materiais como argila e gesso. Uma oficina foi intitulada “a cara da droga”, os alunos utilizaram argila e de olhos vendados moldaram o que eles consideraram a representação da droga, do vício. Em outra oficina, os alunos trabalharam com gesso e pintaram os moldes feitos dos seus rostos com as cores que representassem os fatores que previnem às drogas. Os materiais feitos foram expostos durante a festa de encerramento da campanha.

Os presentes também participaram de uma oficina de produção de “balas de gengibre”, já dentro do projeto Farmácia Viva. Na segunda-feira, a programação contou com uma palestra “Acorda Juventude”, realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Município, com o advogado Venício Guimarães, realizada no auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz.

O prefeito Júnior destaca que a política desenvolvida pelo município Eusébio na prevenção e proteção das crianças e adolescentes ao uso indevido de drogas tem obtidos bons resultados, devido a capilaridade e envolvimento de diversos órgãos em sua execução. “Esse trabalho conjunto, que tem a frente à Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, conta com a participação de outras secretarias, como a de Educação, com a implantação da disciplina Formação Humana e Cidadania; a de Cultura, com diversos cursos de artes, educação e cultura, no NAEC e Polos de Atendimento; a de Esporte e a de Desenvolvimento Social, que juntas vem dando esse suporte e contribuindo para a redução de usuários de drogas em nosso município”, afirmou.