Secretaria de Desenvolvimento Social realiza ação contra o Trabalho Infantil

segunda-feira | 13/06/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, realizou nesta sexta-feira na Praça do Polo de Lazer (Centro) uma atividade em comemoração ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil, que acontece neste domingo. A ação foi realizada pelos Centros de Referência em Assistência Social das localidades de Lagoinha, Jabuti e Mangabeira, pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e pelo Conselho Tutelar.

Participaram da ação, que teve como objetivo, alertar e prevenir o trabalho infantil no município, as crianças que são atendidas pelo Serviço de Convivência Familiar, realizadas pelos órgãos, bem como as famílias. A atividade contou com o apoio da Prefeitura de Eusébio e da Empresa 3corações.

As assistentes sociais destacaram a situação do trabalho infantil no país e no Eusébio e conclamaram os presentes para denunciarem casos que venham contra a legislação vigente. Os presentes também participaram de uma roda de música alertando sobre a irregularidade do trabalho infantil. Após esse momento, os presentes participaram de um passeio de “trenzinho” pelas ruas do Centro, que teve como objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o trabalho infantil.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social Goretti Martins, apesar das campanhas realizadas não só no Eusébio, mas em todo o País, ainda existem casos de exploração de crianças em trabalhos considerados prejudiciais, que na sua visão devem ser combatidos não só pelos poderes públicos, mas pela própria sociedade.

O prefeito Júnior, por sua vez, também evidenciou a necessidade de mais campanhas que tratem do tema. Na sua visão, é um dever de todos garantir que as crianças tenham uma infância plena, com educação garantida e momentos lúdicos, que são importantes para a formação cidadã.