Atletas eusebienses sagram-se campeões na 1ª Etapa do Bicicross Cearense

terça-feira | 07/06/2016

Dois atletas do Eusébio foram campeões em suas categorias na 1ª Etapa do Campeonato Cearense de Bicicross, realizada nos dias 4 e 5 de junho, no circuito de Bicicross do Eusébio, que fica anexo ao Estádio Municipal. Na categoria 17 a 29 anos o vencedor foi Rogério Filho e na categoria Elite Girls, Evelin Falcão foi a grande vencedora.

A modalidade BMX, também chamada de bicicross é uma corrida com bicicletas especiais, adaptadas para fazer manobras e corridas na areia. Segundo o coordenador de Bicicross de Eusébio, Rogério Holanda, as provas são disputadas em baterias de oito atletas cada, até chegar à final. “As bicicletas utilizadas pelos competidores possuem roda com aro 20, além de uma marcha e freio. A largada é dada da plataforma de cerca de 10 m de altura e os atletas passam por várias rampas e obstáculos montados na pista até cruzar a linha de chegada”, revela

No Eusébio foram disputadas 13 categorias, com 130 atletas de todo o estado, um recorde da competição. As categorias foram as seguintes 7-8 anos; 9-10; 11-12; 13-14; 15-16; Elite Girl; Cruze; Elite Cruze; MCB; 17-29 anos e Elite Man. As próximas etapas serão disputadas nos dias 9 e 10 de agosto, em Quixeramobim; 15 e 16 de outubro, em Sobral; 12 e 13 de novembro, em Fortaleza (Pici) e 3 e 4 dezembro (final) a definir.

Com a pista de Bicicross de Eusébio recém-reformada, a intenção, segundo a secretária de Esportes e Juventude, Gerda Ferreira, é que a final da competição seja realizada no Eusébio. Segundo ela, esse esporte vem numa crescente no município, com o surgimento de atletas de ponta que tem representado com louvor o município no Campeonato Cearense.

O prefeito Júnior afirma que apoio ao Esporte é uma política pública que vem sendo utilizada com sucesso na formação cidadã das crianças e jovens eusebienses, desde a escola fundamental com seus projetos de extensão do Tempo Integral, a projetos da Sesport como Karatê para Todos, Escolinha de futebol e futsal, Jiu Jitsu e Academia Popular, que são atividades realizadas no Estádio Municipal de segunda a sexta-feira. “Temos vários atletas que tem se destacado nas diversas modalidades e isso já é fruto dessa política de

incentivo às práticas esportivas e a realização de torneios e campeonatos internos que proporcionam o aprimoramento dos atletas em cada modalidade”, acentua o gestor municipal.