Estudantes norte-americanos conhecem o projeto de Coleta Seletiva de Eusébio

segunda-feira | 30/05/2016

Os estudantes de mestrado da Universidade da Califórnia (University of Southern California -USC), em visita ao município de Eusébio, conheceram na manhã desta quarta-feira (25), o projeto de Coleta Seletiva da cidade. O encontro aconteceu na Central de Triagem do projeto, situado no bairro Santa Clara. Além da direção da Fundação Alphaville, nas pessoas de Graça Rodrigues, Fernanda Toledo e Mônica Picavêa, entre outros, o encontro contou com a presença da coordenadora da Coleta Seletiva de Eusébio, Stella Barros. A visita objetiva a participação deles em um worklab, a fim de conhecer o núcleo e os projetos que focam em desenvolvimento social sustentável.

Os visitantes foram recepcionados pelos membros da Associação dos Catadores e participaram de uma palestra com a consultora Luciana Lopes, da Fundação Alphaville, que está acompanhando a implantação e desenvolvimento do projeto de Coleta Seletiva em Eusébio. Ela falou sobre a questão da coleta seletiva no contexto brasileiro e trouxe para o caso do Eusébio. “O município havia implantado antes, um projeto de coleta seletiva, que não teve continuidade, devido a vários fatores, entre eles, a falta de uma consultoria especializada na área”, frisou.

Segundo ela, somente em 1992 o Brasil criou a primeira lei tratado da destinação dos resíduos sólidos e vinte anos depois o Plano de Gestão de Resíduos sólidos, que entre outros pontos indica a eliminação dos lixões até o ano de 2021. Segundo ela, o Eusébio conta com seu plano de manejo e há um ano retomou o projeto de Coleta Seletiva que contou com apoio da Fundação Alphaville, que tem o know how de projetos similares em outros estados; da Cáritas Diocesana e da Marquise. “No País, são gerados 54 milhões de toneladas de lixo no ano e no Nordeste 12 milhões. Desse total, no país, somente 1,65% são reciclados. No Nordeste a situação é pior. Esse índice só chega a 0,57%,” frisou.

“Dos 5.570 municípios brasileiros, 1171 tem alguma ação de coleta seletiva, o que representa 21% do total. No Eusébio temos 50.331 habitantes, sendo que o projeto de coleta seletiva atinge 25.305, isto é, mais de 50% da população já é atendida pelo sistema. Mesmo assim só conseguimos reciclar algo em torno de 2% do total de lixo gerado”.

Segundo ela, o Projeto entra agora em junho na segunda fase, atingindo novos bairros, com o recebimento de um caminhão doado pela Empresa 3Corações (Santa Clara). Luciana observou que o lixo não coletado, isto é, o não reciclável, é encaminhado para o Aterro Sanitário de Aquiraz, que segundo ela, está saturado. “O projeto de coleta seletiva vai reduzir bastante o envio de resíduos do Eusébio para lá”, destacou.

Luciana, inicialmente, revelou que o projeto fixou dois tipos de separação; o lixo reciclável e o lixo orgânico. Em segundo lugar, observa que foi feito um trabalho de casa em casa anunciando o projeto, distribuindo os sacos de ráfia (retornáveis), e em terceiro lugar destacou o início da coleta. “Contamos com o apoio do projeto Jovens Sustentáveis, da Fundação Alphaville nesse trabalho, com funcionários da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano do Eusébio e com o apoio do Departamento de Educação Ambiental, que leva essa ideia para as escolas, na pessoa na coordenadora Stella Barros, além da realização de eventos culturais, entre outros”, asseverou.

Em seguida, ela falou sobre a montagem da Associação dos Catadores de Eusébio, a capacitação de seus membros para que coordenassem o processo, nas áreas de coleta, seleção, administração e finanças. “Eles mesmo negociam com as empresas o valor do material, recolhem o recurso e dividem com os associados”, revelou, destacando que o projeto beneficia cerca de 12 famílias.

Ato contínuo, o grupo conheceu a Central de Triagem e as etapas de manejo dos resíduos e participaram de uma conversa com os catadores. À tarde eles visitaram o Alphaville Fortaleza, quando conheceram “in loco” um condomínio administrado pela Alphaville e seguiram posteriormente para o Clube Alphaville, às margens do Rio Pacoti, onde conheceram o projeto Jovens Sustetáveis, participaram de uma trilha e percorreram o Rio em caiaques e botes. A conclusão do estudo ocorrerá no dia 3 de junho, no Hotel Holliday In, em Fortaleza, quando eles apresentarão um relatório sobre o que conheceram e soluções para melhor realização dos projetos.