Prefeitura implanta Farmácia Viva e auxilia no tratamento de ex-usuários em Eusébio

segunda-feira | 30/05/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs AD), realiza uma parceria com o projeto Farmácia Viva da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Núcleo de Fitoterápicos (NUFITO), da Secretaria de Saúde do Estado, para a implantação de uma Farmácia Viva – tipo 1.

O projeto vai possibilitar a capacitação do grupo de reinserção atendido pelo órgão municipal. Segundo a coordenadora do CAPS-AD e Assessora Especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, os pacientes do CAPS já participaram de oficinas na UFC com uma farmacêutica Amélia Ramos sobre plantas medicinais, plantio, cultivo e produção de chás medicinais, escalda-pés, sabonetes e inseticidas naturais que serão produzidos a partir das plantas da Farmácia Viva de Eusébio.

A ideia, segundo Micheline, além de trabalhar com as plantas medicinais é desenvolver no CAPS uma estrutura de uma Farmácia Viva do Tipo 1, permanente, que possa contribuir com o tratamento dos usuários. No local também será desenvolvimento do elixir com erva cidreira. Esse produto auxilia no período de abstinência e ajudará também no desmame dos usuários de Diazepan.

Na oficina na UFC, realizada no dia 8 de abril participaram 35 pessoas que foram capacitadas, entre servidores e pacientes. Oito pacientes em tratamento contra as drogas que fazem parte do grupo de reinserção terminaram a formação e vão iniciar o plantio no horto, que já teve sua parte de alvenaria concluída. Micheline destaca que o contato na Farmácia Viva da UFC está sendo facilitado pela coordenadora do projeto, Kellen Miranda Sá e no Nufito, por Meiry Anne Barbosa.

O prefeito Júnior observa que está sendo implantada no Eusébio a Farmácia Viva do modelo tipo 1, onde as plantas medicinais são fornecidas à população em sua forma In Natura, para que as pessoas façam seus chás e lambedores. “É um projeto de largo alcance social criado na UFC que agora virá para auxiliar na reinserção de ex-usuários em nossa cidade. É um a forma de valorizá-los e ao mesmo tempo oferecer uma formação profissional que os auxilie na reinserção na sociedade”, observou.