Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Alunos da Universidade da Califórnia conhecem programas sociais do Eusébio

terça-feira | 24/05/2016

A Escola de Ensino Fundamental Raul Tavares Cavalcante II, no bairro Jabuti, foi a primeira parada do grupo de universitários americanos que visita o município de Eusébio, nesta terça-feira (24). A visita tem como objetivo conhecer as práticas inovadoras de desenvolvimento social, realizadas pela Prefeitura do município. Na Escola, eles conheceram mais de perto o funcionamento do Tempo Integral, desde o ensino regular, a atividades complementares, como esportes, lazer e reforço escolar.

Na recepção aos visitantes os alunos John e Camila, que integram o grêmio escolar, ciceronearam os visitantes fazendo a apresentação da escola. A primeira atividade foi uma apresentação dos alunos de Karatê, seguido pelos de Balé e Dança. Os americanos conheceram ainda o projeto “Vem Ler Comigo”, que tem o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos. Em seguida, eles se dirigiram à quadra de esportes quando assistiram a uma partida de futebol de salão, aberta para a participação deles.

O grupo conheceu ainda uma sala de aula convencional, uma sala de reforço escolar, em matemática, direcionada para alunos que farão a “Aprova Brasil”, realizado através do Governo Federal para medir o conhecimento dos alunos em português e matemática, e uma sala de Teatro.

A secretária de Educação do Eusébio, Ivonilde Santos, destacou que os alunos chegam à escola 7 horas da manhã, onde participam do ensino regular, tendo um lanche e almoço e a tarde participam de oficinas de esporte, lazer, cultura e tarefas orientadas. “Aqui nessa escola são 298 alunos do 6º ao 9º ano, mas temos a Escola Raul Tavares I que é para o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, e uma escola estadual para o ensino médio”, revelou a secretária.

Ela destacou que os alunos recebem todo material didático, fardamento e materiais para higiene também. “Os pais deixam seus filhos o dia todo na escola, porque sabem que eles estão em um ambiente seguro, onde contam com o acompanhamento de especialistas. O projeto não é obrigatório, por isso nem todos os alunos estão no tempo integral, mas fazemos campanhas constantes para que a adesão aumente”, destacou.

Posto de Saúde

Após a visita na escola, os universitários se deslocaram até o Posto de Saúde do Santo Antônio, quando conheceram o funcionamento da Unidade. Eles foram recepcionados pela enfermeira Aparecida Veras e pelos Agentes de Saúde Adolescentes (ASA), que atuam na unidade. Segundo a enfermeira, o posto conta com duas equipes de saúde da família e atende, em média, 1.900 famílias. “Aqui temos um atendimento completo na atenção básica, além de serviço de pré-natal, prevenção de câncer no colo do útero, exames laboratoriais, ultrassonografia, sala de imunização, consultório odontológico, com dois médicos, sete agentes de saúde e quatro agentes de endemias”, revelou a enfermeira.

Ela foi indagada pelos estudantes sobre os procedimentos em casos suspeitos de Zika Vírus e ela afirmou que os casos urgentes os exames são realizados na Farmácia Central e os casos encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento. “Nosso Posto faz a coleta de material para todo tipo de exame, toda terça-feira, temos a ultrassonografia, uma vez por semana. Os exames de mamografia são marcados aqui e os pacientes são levados por transporte para realizá-lo em Caucaia. Os casos mais especializados são encaminhados a Policlínica e ao pacientes com transtorno metal para o CAPS. É uma rede completa, que funciona”, disse a enfermeira.

Os americanos continuam a visita ao município de Eusébio, nesta quarta-feira, às 9 horas, quando conhecerão o Galpão de Triagem do projeto de Coleta Seletiva do Eusébio, no bairro Santa Clara. O prefeito Júnior destaca que a visita deverá trazer bons frutos para o município, já que no dia 3, os universitários americanos deverão apresentar uma proposta de melhorias para as ações sociais que estão sendo executadas pelo município. A visita tem o apoio também da Fundação Alphaville que é parceira da Prefeitura de Eusébio no projeto de coleta seletiva.