Eusébio realiza blitz educativa contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

quinta-feira | 19/05/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), realizou nesta quarta-feira, uma blitz educativa para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido neste dia 18 de maio. Durante o mês, a equipe do Creas realizou visitas às escolas, postos de saúde e demais órgãos municipais, realizando palestras e dando orientações sobre o tema. Está prevista ainda para este mês uma blitz na BR-116 com participação da Policia Rodoviária Federal.

Na atividade desta quinta-feira, além dos integrantes do Creas, participaram funcionários da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Cultura e Turismo e Agentes Jovens Adolescentes (ASA-Alegria), que distribuíram um ecobag (saco ecológico), contendo panfletos explicativos. A atividade foi realizada no período da manhã, na Avenida Eusébio de Queiroz, das 8 às 11 horas e contou com o apoio da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito.

A coordenadora do Creas-Eusébio, Rosa Maria Mesquita, observa que o órgão atende atualmente 72 famílias vitimas de violência. Ela acrescenta que 80% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes detectados são cometidos por parentes próximos (pais e padrastos, tios), vizinhos ou amigos dos pais.

“Verificamos que quanto mais a família é informada sobre esse tema, através de abordagem direta ou campanhas de conscientização, mais chances existem de reduzir e eliminar essa problemática. Tentamos mostrar aos jovens que o corpo é algo inviolável e que eles devem preservá-lo como forma de preservar também sua integridade física e moral,” observou Rosa.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Goretti Martins, ressalta que o silêncio de muitos sobre casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes acaba por deixar impunes os criminosos. “A lembrança desse dia vem reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes”, destaca a secretária.

O prefeito Júnior, por sua vez, assevera que as pessoas não podem ficar caladas diante de casos de violência sexual. “É possível denunciar no Conselho Tutelar, na Delegacia Metropolitana, na Polícia Militar; através do disque 100, que é o disque denuncia nacional; no próprio Creas, que fica no Polo de Lazer, no Centro; ou mesmo pelo telefone 153, da Guarda Municipal. Enfim, são vários canais de comunicação que estão à disposição da população. A pessoa que denuncia não precisa se identificar, e dessa forma estará auxiliando as poderes constituídos de evitarem que esse crime continue persistindo.”