Eusébio encerra a Semana do Bebê

sábado | 14/05/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio encerrou, nesta sexta-feira (13), a 5ª Semana do Bebê com uma solenidade no auditório da escola Neusa de Freitas Sá. Na oportunidade, o “Bebê Real”, José Lorenzo Lima Abreu, foi coroado como “Sua Majestade o Nenén”. Durante toda a semana foi realizada uma extensa programação que movimentou escolas da rede municipal, postos de saúde, Cras, Creas, e vários órgãos da Administração Pública Municipal. A realização da semana teve como princípio a intersetorialidade.

A Secretária de Educação, Ivonilde Santos, destacou a ampla divulgação das atividades e a participação maciça da comunidade escolar e das famílias nos eventos. “Foi um trabalho bem sincronizado, que envolveu várias secretarias. Na oportunidade foi apresentado à população as políticas públicas voltadas para a primeira infância que realizamos,” frisou, destacando a presença das cinco “Majestades o Bebê” que o município teve desde quando a programação foi iniciada em 2012.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Goretti Frota, elogiou todos que se envolveram nas ações, considerando que a Semana foi bastante proveitosa para todos. “Estivemos eu e a Ivonilde em diversas atividades e ontem fomos a APAE, onde tivemos apresentações belíssimas com a participação da população. Parabenizo a todos que de alguma forma deram sua contribuição para que essa atividade acontecesse com sucesso”, pontuou.

Em seguida, mães e professoras do Centro de Educação Infantil do Jabuti, apresentaram um número de dança, bastante aplaudido pelos presentes. Foi então iniciada a solenidade de coroação do Bebê Real. Segundo a coordenadora de Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos, desde 2012, que o Eusébio criou uma lei fixando que a segunda semana de maio seja dedicada a Semana do Bebê. “Nesse período as políticas públicas são apresentadas à população”, frisou.

Os Bebês Reais foram então convidados ao palco: Laura (2012), Nicolas Cosme (2013), Dawini Soares (2014), Carla Vitória (2015) e o Bebê Real de 2016, José Lorenzo. Ele recebeu o manto, cetro, coroa e faixa, além e diversos presentes. Os bebês reais anteriores também foram presenteados.

Durante a semana aconteceram palestras sobre os cuidados com as crianças, saúde e Estatuto da Criança e Adolescente, amamentação, pré-natal, desenvolvimento do bebê e sobre a rotina dos atendimentos da Estimulação Precoce; passeatas com carrinhos de bebê; oficinas de brinquedos; massagens Shantala; apresentações artísticas de crianças; rodas de conversa com os pais e oficinas de atividades lúdicas.

O prefeito Júnior destacou que os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. “Por isso, é que o Eusébio desenvolve políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizando as famílias e a comunidade para assegurar uma vida melhor para nossas crianças. Nesta semana, além do caráter pedagógico por apresentar à sociedade nossas políticas públicas é um momento de reflexão, de debate e de avaliação sobre como podemos contribuir ainda mais para a melhoria da qualidade de vida de todos. Parabenizamos a todos pela excelente programação que marcou com certeza a vida de muitas famílias em nossa cidade”, frisou o gestor municipal.