Eusébio realiza capacitação do projeto Rádio Escola

quinta-feira | 28/04/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce), realizou de 26 a 28, deste mês, a capacitação do projeto Rádio Escola no município. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), e contou com representantes de 25 escolas que estarão realizando o projeto neste ano. Ao todo participaram 25 professores e 130 alunos.

O curso foi ministrado pela coordenadora do projeto, a professora Lúcia Baltazar. Entre os temas abordados constaram a estrutura dos programas de rádios, temas abordados, técnicas de locução, entre outros. Na oportunidade, os alunos das escolas; Mundo Encantado da Criança, Elisbão Pio e Eduardo Alves Ramos, gravaram pilotos de programas para serem repassados para as demais escolas, como modelo. Os temas abordados foram os seguintes: Dengue; Plano de Esporte Educacional Inclusivo e discriminação racial.

Segundo a secretária de Educação, Ivonilde Santos, o projeto Radio Escola é um instrumento rico de cunho pedagógico, onde o aluno pode se apropriar da ferramenta para melhorar o seu nível de leitura e de pesquisa. “A Rádio pode trazer informações e entretenimento, debates, entrevistas e pesquisas. Essa variedade vem auxiliando os participantes a enriquecer o seu conhecimento e a oralidade e fazendo com que os que são mais tímidos percam o medo de falar em público, melhora também na escrita e no conhecimento da linguagem radiofônica. Alguns demonstram mesmo vocação para a comunicação. Quem sabe, desse projeto ainda saiam grandes radialistas”, observou.

O prefeito Júnior destaca que o Projeto Rádio Escola auxilia no protagonismo juvenil e no desenvolvimento dos alunos. Ele observa que essa ferramenta estabelece um canal de comunicação com a comunidade escolar e favorecer o trabalho em equipe. “Além disso, ele auxilia os professores na promoção da interdisciplinaridade e possibilita que os pais participem das atividades escolares como ouvintes e também como produtores, enviando sugestões de pauta”, revela.

Cada Rádio Escola conta com um computador, um ou dois microfones, caixas de som, amplificador (opcional), mesa de som estéreo, softwares de edição de áudio e programação e muita criatividade dos alunos para desenvolverem temas que chamem a atenção dos colegas durante o convívio escolar.