Eusébio realiza campanha de vacinação contra a Influenza

terça-feira | 19/04/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza de 30 de abril a 20 de maio, próximos, a Campanha contra a Influenza (Gripe), sendo que o dia 30 de abril será o de mobilização nacional. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo prioritário, ou seja, 10.011 pessoas.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde do Município, Rita de Cássia Alexandrino, a campanha será destinada a imunizar, neste ano, grupos prioritários, tais como: Crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, acentua que todos os postos de Saúde do Município estarão abertos das 8hs às 17hs no dia 30 de abril. “Para se vacinar é necessário apresentar a identidade e o cartão de vacinação. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam levar encaminhamento médico. Lembrando que a vacinação não é indicada a pessoas que possuam alergia grave à proteína de ovo e já tiveram reações adversas a doses anteriores da vacina”, observou.

O prefeito Júnior pede a população que mais uma vez colabore com as autoridades de saúde e compareçam aos postos de vacinação. “A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz”, concluiu.